Problemas com pen drive bootavel com linux mint xfce 21.3 num Macbook air 2008

Boas, colegas! Não sou um utilizador Linux avançado, mas já uso distros Linux já faz um tempo e como tal acabei recomendando a um cliente a utilizar uma distribuição Linux no seu laptop descontinuado macbook air 2008 porque já tinha conhecimento de pessoas nos fóruns que já tinha feito esse procedimento. E como tal lhe informei que iria colocar o Linux mint.
Quando o cliente me entrega o seu computador vejo que já tinham colocado o Windows 7 e já não era o MacOs. Sendo assim segui o procedimento normal, baixei a iso do Linux Mint Cinamon e fiz a instalação normal, porém percebi que o computador não apresentava o desempenho desejado (estava um pouco lento) então decidi usar desta vez o Linux Mint XFCE, pois é mais leve. Porém, durante a instalação tive uma surpresa porque a tecla option do MacBook já não acionava durante o boot do sistema assim como fiz no primeiro processo de instalação.
O que devo fazer para conseguir concretizar esta instalação com sucesso. Quero lembrar que é a primeira vez que trabalho um MacBook e não encontrei nenhum caso parecido com o meu nesta vasta internet. Tentei entrar no GRUB menu, mas não aparece lá a minha pen drive
Obrigado gostaria de ter a vossa ajuda…

Para entender melhor:
a tecla option não funciona apenas com o Linux Mint XFCE?
Se você coloca um pendrive com o Linux Mint Cinamon, funciona?

Esse Macbook tem HD ou SSD? Tem quanto de memória RAM?

Boas, @wmassis

Bem, porque usei a tecla option? Antes de instalar o Linux Mint Cinamon pesquisei como colocar uma distro Linux num macbook e dos vídeos que acabei seguindo o autor utiliza a tecla option do macbook para poder ter acesso ao menu de boot e aceder a pendrive botável. Segui a mesma lógica, só que para a instalação do Linux Mint XFCE o sistema não teve o mesmo comportamento ele simplesmente carrega o sistema operativo Mint Cinamon e não consigo ter acesso a pendrive botavel para instalar o Mint XFCE

Quando coloco a pendrive na área de trabalho do Mint Cinamon, ele reconhece e consigo ter acesso aos ficheiros na Pendrive.

2GB

Não sei bem, mas não tem mais de 100GB, e até tem menos…

O que queria esclarecer é se a tecla não está funcionando apenas quando você tenta com o pendrive com Mint XFCE e se, quando você coloca um pendrive bootável com o Mint Cinamon, a tecla option “volta” a funcionar.

É bem provável que seja HD e, com 2GB de RAM, tem que ser XFCE mesmo.
Já tentou um pendrive com o Bodhi Linux?

@ayrton1996 tem que verificar se a tecla esta funcionando, vai que ela deu defeito bem durante o seu uso, pode acontecer.

Enquanto a isso só da para saber se tirar o hash da imagem gravada no pendrive e comparar com a hash de onde vc obteve a ISO.
Mas como você diz que não esta é dando para selecionar o pendrive na lista de boot do Macbook, então não sei se é a imagem do pendrive.

Mesmo com o linux mint cinamon a tecla não está a responder

Como posso fazer isso?

Como posso saber o hash da imagem? Eu baixei a iso no site oficial

Então, eu procurei a hash no site do Linux Mint e não achei, pode ser que eles tenham colocado a hash dentro da imagem de ISO. Agora se não tiver a hash dentro da ISO, eu não sei como fazer.
Sem a hash só o que da para verificar é se esta com problema de leitura dos dados em DVD fazendo uma copia do DVD para uma nova ISO, mas isso é inútil porque você não gravo a ISO em um DVD mas sim em um pendrive.