Boas, colegas! Não sou um utilizador Linux avançado, mas já uso distros Linux já faz um tempo e como tal acabei recomendando a um cliente a utilizar uma distribuição Linux no seu laptop descontinuado macbook air 2008 porque já tinha conhecimento de pessoas nos fóruns que já tinha feito esse procedimento. E como tal lhe informei que iria colocar o Linux mint.
Quando o cliente me entrega o seu computador vejo que já tinham colocado o Windows 7 e já não era o MacOs. Sendo assim segui o procedimento normal, baixei a iso do Linux Mint Cinamon e fiz a instalação normal, porém percebi que o computador não apresentava o desempenho desejado (estava um pouco lento) então decidi usar desta vez o Linux Mint XFCE, pois é mais leve. Porém, durante a instalação tive uma surpresa porque a tecla option do MacBook já não acionava durante o boot do sistema assim como fiz no primeiro processo de instalação.
O que devo fazer para conseguir concretizar esta instalação com sucesso. Quero lembrar que é a primeira vez que trabalho um MacBook e não encontrei nenhum caso parecido com o meu nesta vasta internet. Tentei entrar no GRUB menu, mas não aparece lá a minha pen drive
Obrigado gostaria de ter a vossa ajuda…
Para entender melhor:
a tecla option não funciona apenas com o Linux Mint XFCE?
Se você coloca um pendrive com o Linux Mint Cinamon, funciona?
Esse Macbook tem HD ou SSD? Tem quanto de memória RAM?
Boas, @wmassis
Bem, porque usei a tecla option? Antes de instalar o Linux Mint Cinamon pesquisei como colocar uma distro Linux num macbook e dos vídeos que acabei seguindo o autor utiliza a tecla option do macbook para poder ter acesso ao menu de boot e aceder a pendrive botável. Segui a mesma lógica, só que para a instalação do Linux Mint XFCE o sistema não teve o mesmo comportamento ele simplesmente carrega o sistema operativo Mint Cinamon e não consigo ter acesso a pendrive botavel para instalar o Mint XFCE
Quando coloco a pendrive na área de trabalho do Mint Cinamon, ele reconhece e consigo ter acesso aos ficheiros na Pendrive.
2GB
Não sei bem, mas não tem mais de 100GB, e até tem menos…
O que queria esclarecer é se a tecla não está funcionando apenas quando você tenta com o pendrive com Mint XFCE e se, quando você coloca um pendrive bootável com o Mint Cinamon, a tecla option “volta” a funcionar.
É bem provável que seja HD e, com 2GB de RAM, tem que ser XFCE mesmo.
Já tentou um pendrive com o Bodhi Linux?
@ayrton1996 tem que verificar se a tecla esta funcionando, vai que ela deu defeito bem durante o seu uso, pode acontecer.
Enquanto a isso só da para saber se tirar o hash da imagem gravada no pendrive e comparar com a hash de onde vc obteve a ISO.
Mas como você diz que não esta é dando para selecionar o pendrive na lista de boot do Macbook, então não sei se é a imagem do pendrive.
Mesmo com o linux mint cinamon a tecla não está a responder
Como posso fazer isso?
Como posso saber o hash da imagem? Eu baixei a iso no site oficial
Então, eu procurei a hash no site do Linux Mint e não achei, pode ser que eles tenham colocado a hash dentro da imagem de ISO. Agora se não tiver a hash dentro da ISO, eu não sei como fazer.
Sem a hash só o que da para verificar é se esta com problema de leitura dos dados em DVD fazendo uma copia do DVD para uma nova ISO, mas isso é inútil porque você não gravo a ISO em um DVD mas sim em um pendrive.