Eu baixei um zip com muitos arquivos que eu tinha feito anteriormente com alguns jogos retrô mas decidi apagar um tempo depois, mas na hora de apagar me deparei com algumas pastas com um cadeado que não conseguia deletar. Então fui pesquisar e me deparei com alguns comandos que eu poderia usar, em outros sites e até mesmo aqui no blog, como:
sudo chown $USER pasta_com_cadeado
# ou
sudo chmod -R 777 pasta_com_cadeado
rm -Rf pasta_com_cadeado
Mas não mostrou efeito, a pasta ainda se manteve no lugar. Tentei o comando “rm -rf” algumas vezes, ele solicitou a senha, digitei mas nada aconteceu, o terminal foi para a próxima linha sem nenhum indicativo ou confirmação (sou novo na área de linux e terminal, então não sei se não aparecer a mensagem de erro já é uma confirmação ou não).
Então parti para outros comandos, ao usar “sudo chmod..”, o terminal mandou a mensagem “não foi possível acessar ‘Nome_da_Pasta’: Arquivo ou diretório inexistente”. Fiquei em dúvida, pois a pasta claramente estava sendo exibida no gerenciador de arquivos (o padrão do próprio zorin) e eu poderia mover os arquivos de dentro livremente. Pensei que poderia ser um bug visual, então reiniciei o computador mas nada mudou.
O que eu poderia fazer para deletar essa pasta? Existe um motivo para ela não ser deletada? Por que os comandos não funcionaram?