Problemas com o Linux Mint: Inicialização interrompida após tentativa de instalação do Windows 10

Bom, antes de tudo, a minha distribuição é Linux Mint, e meu computador acaba de dar uma problema o qual tenho quase certeza de que é ruim. Pra começar eu estava de bobeira mexendo no desktop, e então pensei em instalar o Windows 10, configurei pendrive e tudo mais. E quando eu deixei meu computador com a tela desligada e voltei, quando ele foi ligar, ele não bootou no sistema, no Linux Mint.

Primeiro, ele foi parar na interface de comando do grub, o qual com muita pesquisa, eu configurei o root, prefix e etc do sistema. E então usei o comando “boot”

Esse me levou diretamente para o initramfs, e lá eu me deparei com o fato de que havia algo corrompido no sistema de arquivos, e por isso lá estava eu, para checar.

Pois usei o “fsck” com todas combinações possiveis, inclusive percebi que diferente dos casos que eu encontrei na internet, o meu sistema ficava até mesmo 10, 15 minutos com o fsck checando todos os problemas, chega a ser desesperador.

Fiz todo tipo de procedimento, e o máximo onde cheguei foi no initramfs, já usei o “reboot” ou então o comando para desligar o computador, mas o “reboot” comum não faz nada, ele volta para o prompt de comando, e usando o “-f” para forçar até reinicia ele, mas volta pra interface de comando do grub. Eu realmente não compreendo.

Quero saber se há algo mais a fazer, e se não há e precisarei da ajuda de outro computador para colocar o sistema de volta no meu computador. Preciso de ajuda e pra ajudar, eu precisava urgentemente usar uma ferramenta no computador, mas com ele desse jeito acabei frustando uma pessoa que usa junto comigo. Agora o que me resta é arrumar pra mim poder mexer mesmo. Passei toda a tarde já… Realmente necessito de ajuda

Cara, regra básicas das SOs é que você TEM que instalar elas numa certa ordem. (provavelmente você não sabia disso, mas eu também acho que ninguém é adivinho e a gente só descobre essas coisas na prática). Você tem que instalar primeiro o Windows e depois os Linux, pois o Windows Boot Manager muitas vezes faz o grub dar problema. Já o grub reconhece o Windows suave.

Mas agora que já aconteceu, abre um pendrive bootável com o Mint e tenta acessar o disco do Mint através dele e reinstalar o grub. Se não funcionar, espere outros membros responderem, mas eu normalmente resolvo isso reinstalando o sistema mesmo.

No caso de urgência, instale o Windows, apague o Mint, particione o Windows através do “partições de disco” e deixe um disco separado pro Mint.

Após isso, grave o Mint no Rufus no pendrive e reinstale o Mint do zero.

Se o Windows não reconhecer o disco, sem problemas, você pode particionar dentro do pendrive bootável do Mint. Só tenha cuidado pra não apagar o Windows no processo (caso você vá usar ele)

1 curtida

Olá amigo, obrigado pela resposta, eu irei tomar mais cuidado nas próximas vezes! Pra ser sincero, eu já tô acostumado a trocar e pular de sistemas em sistemas, principalmente distribuições Linux, mesmo! Porém, essa foi a primeira vez (Sem contar o primeiro problema onde perdi o sistema, mas isso foi quando eu ainda estava iniciando sem muitos contatos :!)

Quanto ao problema, aparentemente o sistema de arquivos estava corrompido, e meu jeito de resolver foi formatando ele logo e usando pendrive com Ventoy instalado e um Debian (Distro a qual eu sempre uso pois é a que mais amo e também sua imagem de instalação chega a ser muito leve e rápida para ser instalada) e felizmente eu não tinha muito a perder formatando o disco pois eu sempre coloco muito pouco nele (Deixo muito na nuvem). Enfim o meu segundo grande deslize no meu computador. E sobre o Windows, eu não precisava dele para ser sincero, e se soubesse que eu ia dar essa derrapada, nem faria questão de o instalar. Obrigado pela resposta, campeão!

De nada! Imagino que você seja que nem eu, wue não para num sistema só nunca. Eu não dou valor aos meus arquivos porque não tenho coisa importante. Se dá problema, eu instalo outro sistema mesmo invés de consertar. É sempre mais fácil. Tenha uma excelente noite e se precisar de alguma coisa por aí esteja à vontade em abrir novos tópicos. Não existe pergunta ruim. Ninguém nasce sabendo de nada. Dito isso, aproveite seu novo sistema! Quem sabe eu não te vejo com uma tag de linux-debian na próxima vez quando não reconhecer o segundo disco ou algo assim! :rofl:

Há modos fáceis e modos difíceis de fazer as mesmas coisas. O modo fácil é aquele que vc já sabe, e o difícil é aquele que vc precisa aprender.

Há atividades simples e atividades trabalhosas. O modo simples demanda pouco esforço para ser feito, enquanto o trabalhoso demanda mais esforço, seja físico ou mental.

O modo mais simples de consertar o problema só é possível de avaliar quando se sabe como consertar e quais as alternativas vc tem. Só que para chegar na solução mais simples é necessário um aprendizado sobre o assunto.

O modo mais simples e fácil de fazer uma instalação de dual boot com Linux e Windows é instalar o Windows, e depois instalar o Linux. Isso não quer dizer que não seja possível fazer o contrário. Porém o Windows não se preocupa se existem outros sistemas operacionais no computador, ele é guloso, por isso ele vai sobrescrever a entrada padrão, seja no modo de inicialização BIOS ou UEFI. Bem, aqui já começa a ficar claro que é fácil apenas para quem já sabe, e que não é uma tarefa simples, pois vai precisar de etapas adicionais na instalação.

No final das contas tudo isso é apenas um efeito colateral da facilidade das tarefas: quanto mais fácil é uma tarefa, menos é preciso saber para fazê-la. Ligar o celular é apenas apertar um botão e esperar, mas alterar o modo de inicialização do celular demanda muita informação sobre tudo o que acontece enquanto aquele círculo fica rodando. Tornar simples as tarefas que são intermediárias aumenta a produtividade das pessoas na tarefa final, porém diminui a consciência da pessoa sobre a complexidade da tarefa.

Eu pessoalmente acredito que haja um meio termo nesse dilema, atingido pela educação e pensamento crítico. Não precisamos saber tudo de tudo, mas não podemos chegar no cúmulo de usar o GPS para ir a uma conferência sobre a terra plana.

Enfim, apenas um texto para nós ficarmos atentos a toda a complexidade escondida na nossa vida: manter a curiosidade, pensamento crítico e vontade de continuar aprendendo. Transformar uma tarefa difícil em simples vai sempre depender do esforço de uma pessoa, seja para ela aprender, ou seja para outra pessoa criar um botão mágico que faz algo simples.