Olá, pessoal.
Depois de um tempo com o Ubuntu 22.04, desde o final de dezembro/22, na verdade, venho tendo um problema com o indicador de bateria, que parou de funcionar: fica sempre mostrando 100% e indicando que o computador está na tomada, mesmo quando não está. Mesmo em níveis críticos, não há nenhuma mudança na indicação de carga, e o computador acaba desligando sem qualquer aviso prévio. Além disso, não há mais os avisos sonoros quando ligo ou desligo o cabo de energia.
Pesquisei em alguns fóruns e encontrei algumas reclamações sobre o mesmo problema. Aparentemente, parece tratar-se de um problema de kernel nos computador Acer/Asus (o meu é um Apire f5-573). Testei duas soluções, que constam nos links abaixo, mas nenhuma surtiu efeito após o computador ser reiniciado (elas funcionaram na 1º vez em que o computador foi reiniciado, logo após a execução do procedimento, mas, depois, não).
Solução 1: Battery indicator/upower not working since 22.10 upgrade - Ask Ubuntu
Solução 2: gnome - Top Menu Battery indicator not showing correctly - Ask Ubuntu
A solução 1 foi a que me pareceu mais certeira, mas, ao mesmo tempo, mais arriscada, já que, pelo que consegui entender, o “asus-ec-sensors” parece controlar muito mais coisas do que apenas a porcentagem da bateria. Também não sei se a forma de incluí-lo em uma blacklist descrita na postagem está correta.
Alguém poderia me ajudar com relação a isso?
Desde já, muito obrigado.
Seguem alguns dados:
Acer Aspire F5-573
Ubuntu 22.04.1 LTS
Gnome 42.5
Wayland
Kernel 5.15.0-58-generic