Olá, estou utilizando o Fedora 42 Gnome, e o erro que está acontecendo, é que quando eu uso o driver proprietário da NVIDIA eu não consigo jogar alguns jogos, quase todos que eu jogo na verdade, mas quando abro no driver open source (nouveau) funciona, eu fiquei “monitorando” com o mangohud e o que acontece é o seguinte, no driver proprietário a ram e a swap não para de subir até travar o jogo completamente, e no open source quase não usa nada do swap (zram) no jogo overwatch 2 por exemplo.
Qual que é a placa?
Em outros jogos você enfrenta problemas similares? Já tive muita dor de cabeça no Overwatch 2 especificamente por conta de vazamentos de memória que têm esse exato comportamento que você descreveu, mas aí é problema com o jogo mesmo…
Quando eu jogo RDR2, depois de uma hora de jogo, ele trava tbm, ai tem que fechar e abrir novamente pra continuar jogando, pelo menos da pra fechar e abrir novamente, no OW2 trava tudo, ai tinha que apertar o ctrl + alt + f1 ou reiniciar o pc msm, eu não entendo muito isso de vazamento de memória, você pode explicar? E pra finalizar você falou que o problema é do jogo, mas no Pop!_OS não tem esse problema, principalmente quando não estava com problema para abrir ele com o wine_ge, agora com esse wine_staging_tkg, tem alguns problemas, mas não trava só de abrir o jogo e tentar compilar os shaders.
Hmmm, estranho. Com o Overwatch 2 (como já comentado) eu tive problemas muito similares aos seus no passado, mas com o RDR2 zerei o jogo todinho sem congelamentos como esse.
Basicamente é esse comportamento que você descreveu em que o uso dos recursos do sistema (RAM e swap) vão crescendo progressivamente até que não haja mais espaço e o OOM seja chamado para encerrar o processo culpado ou o sistema operacional trave por completo. Pode acontecer em qualquer camada envolvida em rodar seu jogo, desde o driver da NVIDIA, Wine, gamescope etc…
Como você diagnosticou que com o nouveau isso não acontece, talvez seja algo relacionado ao próprio driver e algum comportamento inesperado por parte do jogo faça com que ele começe a consumir memória até o sistema congelar.
No seu caso, eu recomendaria tentar atualizar os drivers da NVIDIA para a versão estável mais recente disponível nos repositórios do Fedora (575.64) e testar o jogo com outras camadas de compatibilidade como o Proton-GE.