Problemas com o comando dd

Olá é minha primeira postagem aqui, já conhecia o canal do YouTube mas não o fórum, vim por indicação de um inscrito no fórum archlinux.br

Estou com o seguinte problema: Estava me organizando para fazer uma instalação do Archlinux, coloque o pendrive na porta USB, e deu o comando dd como recomandado no Wiki do arch “dd bs=4M if=archlinux.iso of=/dev/sdb status=progress oflag=sync”, estava com o terminal aberto na pasta da ISO. Rodou rápido achei estranho. Então fui verificar o pendrive, não tinha nada gravado nele. Dei um “cfdisk /dev/sdb” e a partição estava lá mas não era do pendrive. Para confirmar eu retirei o pendrive e deu o comando de novo “cfdisk /dev/sdb” e a partição estava lá grava com o tamanho do arquivo ISO, não tinha mais nada plugado no notebook e ele só tem um HD.

O problema e que agora o notebook não liga, nem aparece a imagem da Lenovo no início do boot, é um Lenovo ideapad 330S. A única coisa que percebo e que a tele acende a luz de fundo e fica tudo preto. Já fiz o reset da BIOS pela botão lateral mas não resolveu nada, continua a mesma coisa.

Refiz o pendrive com o arch em outro PC e tentei dar boot com ele nesse notebook e fica a mesma coisa.

Alguém alguém poder ajudar focarei muito grato.

Porque não usa o etcher?

1 curtida

Antes de dar o comando dd você se certificou duas vezes de que era o dispositivo correto para gravação?

Digo se certificar através do fdisk -l logo antes de dar o comando ou então dmesg para ver se o pendrive que você espetou foi reconhecido como sdb?

Digo isso pois pode acontecer algumas vezes de você ligar o computador com o pendrive já conectado, daí o sistema operacional entende que o “sda” é o pendrive e o “sdb” seu hd. No outro dia você liga o computador sem o pendrive conectado e ele entende que o “sda” é o hd. Quando você conecta o pendrive ele identifica como “sdb”.

Pela sua descrição você infelizmente gravou a imagem ISO do arch no seu hd. Isso porque o processo foi rápido, não deu erro, e você perdeu o boot.

Se foi isso mesmo, então não há nada o que fazer além de reinstalar o sistema… Você tinha dados importantes gravados no HD?

A boa notícia é que talvez você consiga recuperar os dados das partições que ficavam pro final do disco, CASO você tenha uma cópia da MBR em algum lugar (geralmente eu fotografava a saída do fdisk antes de mexer em coisas como particionamento, para ter registrado os inicio dos setores de cada partição) ou então seu disco tenha partição GPT.

Recuperando partições com MBR:

  • Boot pelo pendrive
  • Crie uma nova tabela de partição IDENTICA à antiga
  • Salve
  • Monte as partições que tiverem início depois do tamanho do iso que você gravou. Seus dados estarão lá

Recuperando partições com GPT:

  • Boot pelo pendrive
  • Resgate a tabela de partição pela cópia que existe no final do disco
  • Salve
  • Monte as partições que tiverem início depois do tamanho do iso que você gravou. Seus dados estarão lá
3 curtidas

Pelo que falou vc nem consegue entrar na bios. Então tente restaurar bios.
https://forums.lenovo.com/t5/Notebooks-Lenovo-IdeaPad-e-Flex/Como-restaurar-a-configuração-da-BIOS-para-o-padrão-de-fábrica/ta-p/3713181

Já tentei esses procedimentos que vcs indicaram, dar boot pelo pendrive, acessar a BIOS e restaurar a BIOS e todos dão na mesma coisa, a tela acende a luz de fundo do LCD mas não acontece nada, nem mesmo a imagem da Lenovo que aparecia antes do boot agora não aparece, fica tudo escuro.

Será que apaguei o UEFI da placa mãe?

Faz o que nosso colega @Natanael.755 sugeriu.
Ao invés de usar dd, usa o etcher pra criar pendrive bootável, de preferência com outra distro mais amigável como ubuntu ou mint. Depois tenta mandar mais informações como a saída dos comandos fdisk -l ou lsblk ou um print do gparted ou qualquer outro gerenciador de discos GUI.

1 curtida

Então, eu já testei o pendrive em outro PC e funcionou normal o boot, apareceu as opções de instalação do Arch.

Mas vou tentar fazer isso, com outro distro. Assim que fizer digo o que deu.

Provavelmente você apagou a partição EFI que geralmente é a primeira do disco. As chances de ter apagado o firmware do seu notebook são extremamente remotas… Como o firmware interage com o disco rígido pode variar, mas eu tentaria tirar o HD dele e ligar para ver o que acontece.

Também há uma pequena chance (que não dá para descartar) que houve outro problema durante a utilização que acabou ferrando o notebook.

Infelizmente eu já tive um notebook com esses sintomas, ligava ele, tela acendia mas continuava preta, não entrava no firmware nem nada. Ele estava funcionando normal e quando fui desligar, na tela final do linux, ainda consegui ler algo como “overvoltage protection USB tralala”. No outro dia não ligou mais. No meu caso acho que estragou o hardware do USB, e por consequência travava o P.O.S.T. do firmware (Power On Self Test - Auto teste de inicialização). Ele tinha uns 8 anos já de serviços prestados…

Obrigado por responder @Deleterium, fiz o que vc recomendo e contínua dando a mesma coisa.

As coisas que fiz:
1- tirei o HD e tentei ligar.
2- coloquei outro HD e tentei ligar.
3- voltei com o HD original e tentei ligar.
4- novamente tentei ligar sem HD.
5- tentei resetar a BIOS sem HD e contínua a mesma coisa.

Para conferir se tinha deletado a partição de inicialização sda1, instalei o HD original dele em outro PC e está tudo lá, pasta EFI, pasta GRUB, initramfs-linux.img, initramfs-linux-fallback.img e vmlinuz-linux.

Esse note não tem intel, ele é um Ryzen 5 + Vega 8. Não sei se essa informação ajuda.

@ hugo_souza

Qual o procedimento que vc usa para resetar a Bios?

Foi o que enviei
https://forums.lenovo.com/t5/Notebooks-Lenovo-IdeaPad-e-Flex/Como-restaurar-a-configuração-da-BIOS-para-o-padrão-de-fábrica/ta-p/3713181

Se vc resetou a bios com o computador ligado, pode ter danificado a Bios.

Desconfio que esse problema de inicialização não teve nada a ver com o comando do DD… Seu notebook está com bruxaria pesada. Eu recomendaria ver a parte de hardware dele com alguém especializado. Não sei mais como ajudar…

pode ser memória…
Contudo erro de memória normalmente faz algum barulho…

@swatquest fiz com ele desliga mesmo.

@Deleterium haha, obrigado por tudo.

@swatquest ele faz barulho sim, ventoinha, hd e os leds de background da tela ascende só que fica tudo preto, não aparece aquele logo de inicialização no caso da Lenovo.

Por isso que comentei de achar que apaguei ou corrompi a UEFI da palca mãe, outra coisa que andei pensando foi em ter queimado a gpu.

só verificando mesmo…

normalmente memória fica apitando.
está na garantia?

https://www.lenovo.com/br/pt/servicos-e-garantia

Assistência Técnica

@swatquest vou verificar se ainda está na garantia. Obrigado.

Mas agora a título de aprendizado:

Pq o comando dd criou a partição /dev/sdb eu chequei com o cfdisk e aparecia mesmo sem pendrive espetado?

Pode ser que tenha um ssd na porta m2 dele, adicional ao hd sata 2,5" Fica embaixo da parte de metal preta depois que tira a tampa traseira.

Isso se for igual a esse notebook Lenovo IdeaPad 330s (15") - disassembly and upgrade options - YouTube

@Deleterium Quando desmontei para trocar o HD eu aproveitei e retirei esse metal preto e não tinha nada no no slot m.2 dele.

Mano se estiver na garantia entre em contato com a assistência deles, aconteceu algo parecido com o note da minha filha (acendia todas as luzes, mas não dava tela mesmo plugando um monitor externo), e foi resolvido em 7 dias entre envio e conserto, foi problema na placa mãe e provavelmente solda, pois eles nem formataram.
Mesmo que você já abriu, e instalou outro SO. Se você não danificou nada internamente não acarreta perda de garantia, pelo menos foi o que eles me informaram na época, fiquei muito abismado com a rapidez, já tinha outros produtos da marca, mas nunca tinha precisado de Assistência.
Captura%20de%20tela%20de%202019-11-12%2013-07-43
Captura%20de%20tela%20de%202019-11-12%2013-09-24

2 curtidas