Olá, eu queria uma ajudinha com o meu problema de travamentos no começo de um video no youtube. Comecei no linux tem uns 3 dias e tive esse problema com o youtube usando o meu headset QCY H3 no modo headset dele. Eu descobri que o problema era o bluetooth porque quando o headset está desligando o video não fica travando e também não trava quando esta no modo Handsfree do headset, porém o áudio fica péssimo, está sendo terrível ver vídeos e queria uma ajuda
Olá!
Traga mais informação para nós!
Qual versão do Mint?
Qual pc ou notebook?
Quando dá a travada está só com o navegador aberto? Está com outros apps rodando?
No painel de controle do som, vai no fone bluetooth pareado e veja como alterar o profile dele para A2DP que é o de qualidade melhor para escutar som via BT. E depois que mudar e certificar que ficou no perfil do dispositivo em A2DP fecha as janelas de configuração. E veja se toca normal no YT.
Não é o seu caso específico, mas nesse vídeo aqui tem informações básicas sobre uso de Bluetooth.
Pode ajudar dando ideias ai:
Mas somente com as informações mais detalhadas no ato de como está usando para entender mais os possíveis gargalos.
Estou usando o Linux Mint 22.3 - Cinnamon 64-bit
Pc com um processador AMD FX-8350 e uma placa de video GTX 1050TI
Então a travada não importa com quantas coisas eu esteja aberto ou não, é sempre no começo do video ele dá uma desacelerada e depois começo a ir rapido o video para tentar sincronizar com o audio mas ele não sincroniza ele fica todo atrasado e o Headset está em A2DP.
Quando eu entro na configurações de sons existe lá, Headset QCY H3 que o que tem a melhor qualidade só que os videos dão essa travada chata no começo, se eu coloco no Handsfree QCY H3 o audio fica terrivel que é o normal desse modo, porém não da essa desincronizada no começo do video
Está usando o PC em modo performance?
Agora, se já está em A2DP e sempre da esse lag ao iniciar um vídeo pode ser limitação de equipamento mesmo em termos de buffer e processar o start do stream de áudio.
Para testar isso, pega um vídeo local, um arquivo de vídeo h264, ou tro h265 ou 4k e abre ele por um player local para ver se dá a mesma coisa. Se sim, então é algo entre Pipewire/BT/QCY que tem que ir eliminando para perceber.
Agora se tocar vídeo localmente no modo A2DP e não der o lag de start, ai ja é algo relacionado ao navegador no meio do conjunto. E outras medidas investigativas vão ter que ser realizadas.
fiz o teste e sim, o video localmente não da nenhuma travada. Mas, no navegador eu já fiz tudo que podia ser feito, testei com a aceleração de hardaware habilitada e desabilitada e continuava igual.
Para informação o navegador que estou usando é o zen browser
Habilitou a aceleração de hardware de video?
Exemplo
Apesar de ser arch, é a mesma coisa a configuração
Só vê os nomes dos pacotes
Qualquer dúvida , adicione no tópico
Tentaria uma a uma usando o “about:config” basta entrar nessa url pelo ZEN
*Método de mudar uma a uma e quando muda uma tem que reiniciar o navegador.
Localizaria
media.getusermedia.audio.processing.noise.enabled
mudava para FALSE
media.hardware-video-decoding.enabled
confirma se é TRUE
media.hardware-video-decoding.force-enabled
se for FALSE, mude para true
Se isto não der certo, retorna para o padrão.
Instala a extensão h264hfy e desabilita vp8 e vp9 e veja se dá certo.
Outra coisa, você está usando o driver proprietário da NVIDIA?
Se está usando o driver proprietário o Mint está usando wayland? Se sim, volta pra X11/Xorg.
Alguma dessas deu certo?