Problemas com monitor/vídeo - ubuntu/mint/mate

Olá a todos!
Estou com um problema bem chato.
Minha irmã tem um desktop EasyPC de baixo custo cm placa intel. Nos últimos dias tem apresentado um problema estranho. A imagem do monitor fica disforme e trava o pc. Tem que ser desligado “na marra”. Os drivers de vídeo estão instalados. Isto acontece no Ubuntu, no Mint e no Mate, que foram os que testei. Alguém tem alguma ideia do que pode ser feito?

3 curtidas

Em outro sistema fora o Linux o problema continua?

Não saberia dizer, só uso Linux. obrigado!

Tem cara de ser placa-mãe (chip gráfico integrado) ou memórias. Seria interessante testar com outro SO (leia-se Windows) dai confirmaria o problema com hardware ou drivers no Linux.

Talvez você possa ter atualizado os drivers pra uma versão que o chip não suporte, tente usar outro SO

Fala aí cara, de boa? Tenho umas perguntas para você.

  1. Essa placa de vídeo aí do notebook, é on ou off board?

  2. Esse problema aconteceu exatamente depois da instalação do driver?

  3. Qual foi o driver que tu instalou?

Ele já disse que o chip gráfico é onboard, por ter placa de vídeo da Intel (a não ser que ele seja do futuro talvez :confused:)

Pois é…trata-se de uma placa integrada Intel. Vou testar em outras distros e ver o que dá. De repente alguma com Plasma Kde. É o que dá para fazer por agora.
Obrigado.

Cara, não recomendo o Plasma não. Às vezes você pode até instalar um DE direto nesse Mint aí, como um XFCE, LXDE, LXQt ou até um Cinnamon ou Unity (por mais q não tenha suporte, pelo menos deve estar no repositório, esses dias eu testei o Unity no Xubuntu e funcionou normalmente).

Eu pensei no Plasma, pq tenho um notebook HP Pavilion dv4 de mais de 10 anos, que funciona perfeitamente usando o Neon. Mas como disse, vou testar distros e ver se alguma dá jeito. A minha primeira tentativa foi o Mate. Não deu. Lubuntu, Xubuntu serão as próximas.

1 curtida