Problemas com Linux Mint, PC STi, 2GB de RAM, Pentium E5300

Instalei Linux Mint no PC do meu pai, que precisava fazer a atualização pra um sistema que funcionasse. O PC não aguenta Windows 10, e o Mint que instalei nele é XFCE. Porém, ao iniciar, o PC para em uma tela com o cursor piscando.

Já tentei pressionar ESC pra tentar entrar no GRUB menu, mas parece que o problema é antes do GRUB. O que posso fazer?

Specs:

Pentium E5300 Dual Core(1.6x2)

RAM: 2GB

Video: GeForce 7100 integrada.

Também tentei instalar lado a lado com Windows, mas acabou corrompendo a HD, então formatamos de vez. O disco tem 320GB.

Mint 22.3.

Algumas perguntas que podem facilitar o diagnóstico:

Qual o hardware do PC (CPU, GPU e etc)?

Tu fez o particionamento automatico ou manual?

Quando tu diz que aparece o “cursor piscando”, está se referindo ao cursor do mouse ou um cursor de modo texto?

O sistema funcionou perfeitamente no modo live?

O PC tem Secure Boot? Se tem, está ativado ou desativado?

Se não souber responder alguma dessas perguntas, dá uma pesquisada no Google pelo modelo do PC. É provável que vá aparecer alguma página mostrando mais detalhes sobre ele. Como último recurso, envie uma foto do PC pra IA, pode ser que ela consiga identificar o hardware.

É um Pentium Dual Core E5500, com vídeo integrado e 2GB de RAM.

Cursor de modo texto. Não tem secure boot nesse modelo.

Particionamento automático, do próprio instalador do liveCD.

Precisamos saber qual é o vídeo integrado.

Adicionei video e specs no primeiro post.

Mais uma coisa, instalou em HD mecânico ou SSD?

HD mecânico, é um PC bem antigo(idos de 2010).

da um journalctl -f -b e veja os erros que impediram subir o ambiente grafico

A única coisa que funciona naquela tela é CTRL+ALT+DEL que reinicia o PC. Não tem como digitar nada ali.

Da uma olhada na bios se tem alguma configuração de GSM ou legacy. Acredito que não vai UEFI mas as vezes precisa deixar em legacy mbr pra dar boot.

A bios é legacy.

@RenatoDias O vídeo integrado da sua placa-mãe é da NVIDIA, bem antigo por sinal. Os drivers proprietários não são mais suportados nas versões mais recentes do kernel, mas o nouveau deve funcionar de forma satisfatória para uso leve.

A primeira coisa que eu faria é verificar a saúde do HD. Por ser velho, ele pode já ter apresentado badblocks e, por isso, você teve esses problemas (incluindo a corrupção). Tanto no Windows como no Linux, você pode usar o GSmartControl (disponível nos repositórios do Mint, pode ser instalado pela loja).

Se o HD estiver saudável, tente instalar o Linux Mint usando a opção “Safe Graphics” no GRUB da mídia de instalação e, ao reiniciar pela primeira vez, tente acessar o GRUB e adicionar o parâmetro nomodeset na inicialização. Você pode fazer isso seguindo essa documentação do próprio Linux Mint (item “Solving freezes during the boot sequence”).

O problema é que a instalação na verdade para no meio e o LiveCD volta pro login. Fui ver o que era, tava dando Erro 10 na instalação.

Já tentei remontar a tabela de partição e mais um monte de coisa.

Ainda suspeito de ser algum erro de E/S, seja no HD (provavelmente) ou no seu pen drive. Verifique a saúde do disco com o programa que mencionei na resposta anterior.

Tenta trocar o pendrive de instalação e faz o pen drive pelo rufus em modo mbr.

Ele tem no LiveCD?

Não, mas você consegue baixar pelo Gerenciador de Aplicativos ou pelo próprio terminal da mídia de instalação, sem precisar instalar o sistema operacional.

sudo apt update && sudo apt install gsmartcontrol

Não sabia que dava pra instalar no livecd

Dá sim! As mudanças são desfeitas ao reiniciar o computador, mas enquanto você estiver com a sessão ativa, consegue.

Esse PC é bem antigo e pode estar havendo imcompatibilidade dos kernels atuais com o seu hardware.

Tenho um notebook HP de 2007 que consegui instalar o Cachy OS nele. No mais outras distros mais modernas ou não iniciam ou ficam absurdamente lentas.

No meu caso o Cachy não está com 100% de desempenho porque escolhi a D.E. KDE, que é um pouquinho mais pesada, e customizei para um visual estilo Mac OS. Contudo o Cahcy tem todas as D.Es. conhecidas para você instalar. E ele te permite instalar mais de uma juntas.

Eu te aconselharia baixar o Cachy OS e instalar ele com as seguintes D.Es.:

• XFCE - deixe-a como principal
  • LXQT - deixe-a como opcional

Dai, quando for fazer login experimente as D.Es. para ver qual apresenta o melhor desempenho.

Deve resolver ai pra você. No meu velho HP de 2007 resolveu.