Estou enfrentando um problema no Fedora no meu notebook. Aparentemente tudo funciona normalmente, mas quando volto do modo de espera não há imagem na tela, tudo fica preto. Tenho que forçar o reinício. Ontem (30/10/2024) saiu a versão 41 do Fedora, atualizei e continuei com o mesmo problema, me obrigando a reverter para o kernel 6.8. Deu problemas com kernel acima do 6.11.
Estão com esse mesmo problema por ai?
Encontrei até tópico com um problema parecido no fórum do próprio Fedora.
Meu hardware é:
Acer Aspire 5
Ryzen 5700u
Radeon RX Vega 8
16GB DDR4
Tenho praticamente o mesmo hardware (5700g) e aqui está normal. Não enfrento esse erro, nem mesmo aparece mensagem de erro da AMDGPU.
Fedora 40.
Sim, estou com mesmo problema, ja reportei e outros também 2314036 – suspend does not return, stays on black screen
https://bugzilla.redhat.com/show_bug.cgi?id=2321268
Parece ser algo com apu amd, acontecia com nvidia tambem, mas uma att do driver corrigiu. O meu desktop com amd nao acorre nem outro com intel hdgraphics.
2 curtidas
Mas não é notebook, é?
Se não me falha a memória esses processadores com final “g” são desktop.
É, meu desktop também é amd e isso não está ocorrendo. Mas que “bom” que não sou só eu. Me da mais esperanças de ser corrigido.
É desktop, mas a linha ‘g’ usa a mesma arquitetura da linha ‘u’ ou ‘h’ de notebook, ao contrário da linha ‘x’.
Entendi. Mas é pq essa treta só parece estar acontecendo em notebooks.
Como acontece com o cara do forum do fedora, se meu bluetooth fica desativado ele volta do modo suspender de boas
Eu vi isso tb mas não cheguei a testar, o bluetooth é essencial para mim (fone e mouse), não seria um “solução” ficar desativando. Tenso.
eu também uso muito o bt, mas é só 1 click para ativar/desativar, não é solução, mas manter kernel antigo também não é…negócio é esperar a correção
Eu prefiro manter kernel antigo rsrsrsrs. Mas é como vc falou, foi reportado, só nos resta esperar.
1 curtida
Não sei te tem haver
Failure to shut down and to suspend
This article or section needs expansion.
Reason: Missing kernel info and bug reports. (Discuss in Talk:AMDGPU)
hid_sensor__3d* group of kernel modules can cause system lockups on bootup, shutdown, and suspend. Process list will show multiple instances of udev-worker
which then fail to freeze upon system sleep.
You will see something like:
kernel: PM: suspend entry (deep) kernel: Filesystems sync: 0.002 seconds kernel: Freezing user space processes kernel: Freezing user space processes failed after 20.004 seconds (1 tasks refusing to freeze, wq_busy=0): kernel: task:(udev-worker) state:D stack:0 pid:479 tgid:479 ppid:422 flags:0x00004006 kernel: Call Trace: kernel: kernel: __schedule+0x3db/0x1520 kernel: ? srso_alias_return_thunk+0x5/0xfbef5 kernel: ? __wake_up_common+0x78/0xa0 kernel: ? srso_alias_return_thunk+0x5/0xfbef5
To work around this problem, blacklist the problematic modules by creating e.g. /etc/modprobe.d/blacklist-hid_sensors.conf
blacklist hid_sensor_accel_3d blacklist hid_sensor_gyro_3d blacklist hid_sensor_magn_3d