Estou tendo alguns Problemas com a utilização do ventoy.
Contexto:
Acabei de instalar o ZorinOS-lite em um notebook antigo, usei o rufus(windows) para isso.
Sucesso!!
Após isso, decidir utilizar o ventoy.
Foi esse o tutorial que segui: https://www.youtube.com/watch?v=AJQJCy9lmXE
Um Pendrive-MultiBOOT, para PCs fracos/antigos e que também funcione com os novos/fortes, é exatamente meu objetivo.
Estou usando um PC(Windows10), e testando o Ventoy em um notebook(antes Windows10, agora ZorinOS-Lite)
Problema:
Mesmo com a prioridade do USB sendo superior a do Disco, ele não faz o boot através dele.
Sintomas:
PC:
Quando retorno o Instalador do Ventoy ele não reconhece mais o ventoy instalado:
Além disso ao reinstalar/atualizar ejetar o pendrive e conecta-lo novamente, recebi um erro dizendo que o formato não era compatível. (Não consegui reproduzir o erro.)
Notebook:
Estou estranhando a forma como o ZorinOS está tratando o PenDrive.
Sinto que ele esta sendo confundido com um HD.
OBS: número de imagens e links é limitado então utilizei o imgur para as outras imagens.
Quando eu uso ventoy no meu computador, lenovo ideapad, nem esquento de trocar ordem de boot. Basta apertar f12 que entra no menu de escolha do dispositivo que vai dar boot, não sei como funciona no seu, mas deve ter algo similar.
Não entendi a questão de tratar como hd, mas o que acontece com o ventoy é ter duas partições, uma com o sistema dele e outra onde você pode colocar o que quiser. Tenho um hd externo assim cheio de distros e ferramentas. Funciona normalmente
quanto instalei o zorin, antes de tentar usar o ventoy, não consegui utilizar o f12. por isso configurei a prioridade do boot.
Quanto a forma que o zorin está tratando o pendrive: é minha 1° vez usando linux, não sei se tem algo errado, ou se é apenas um estranhamento causado pelo novo sistema.
Tem que ver se é f12 no seu computador, você não descreveu informações sobre ele. Mas o ventoy funciona dessa forma no windows também, não só no linux.
Formata novamente o pen drive, apaga todos os arquivos que você tem e baixa normalmente o ventoy.
Não mexa em nenhuma configuração, instale e seja feliz.
As teclas mais comuns são: f12, f10, ,f8, f2 e del
Tenta colocar as ISOS na raiz também, sem pasta nenhuma.
Seu ventoy tem que estar exatamente assim:
Eu crio vários diretórios para organização das minhas isos, não tem problema algum.
também tentei não usar os plugins.
o pendrive “bootavel” não boota.
sim, as duas partições foram criadas.
Ventoy e VTOYEFI, embora meu computador não exiba a segunda partição no gerenciador de arquivos.
Não se se ficou claro, mas a 3° imagem é na verdade um link do Imgur
o notebook é um Positivo Stilo - XC3650
4GB
500GB
Intel Celeron n3010 1.04GHz
Se precisarem de mais alguma informação, me avisem.
Já tentou com o secure boot desligado?
Seria bom também se você tirasse foto da tela inteira ao invés de só alguns pedaços que acha interessante. Às vezes o pedaço que não aparece é onde está o problema
sim, eu já tentei desligar o secure boot
Isso aconteceu comigo quando eu esqueci o pen-drive conectado quando formatei meu notebook, o correto é retirar o pen-drive quando o sistema for reiniciar para entrar no que você acabou de instalar
como assim? não consegui entender.
Quando você está instalando o sistema você tá com o pen-drive plugado porque a iso tá nele, mas quando o pc reinicia você tem que desplugar o pen-drive já que tem que iniciar o sistema instalado no pc
Atualização:
Consegui resolver parte do problema!!
No meu Pc(windows10) (o mesmo onde instalei o ventoy):
Nele a tecla F8 entra no menu de boot, e F2 na BIOS.
Eu troquei a porta USB do pendrive.
Aparentemente a porta de antes não enxerga a partição bootavel do ventoy.
Achei que ela apenas não fosse exibida no explorador de arquivos, mas na verdade ela realmente não estava sendo vista.
OBS: em todo lugar que olho é dito que é normal não exibir essa partição, então esse parece ser o caso especifico da minha maquina.
Agora posso acessar o ventoy escolhendo a “partição 2” ou o “pendrive inteiro”.
obs: Não sei se foi azar, mas ele não encontrou o localboot do windows quando eu usei o “pendrive inteiro”
Na outra porta, nem a “partição 1”, nem o “pendrive inteiro” funcionam.
(F:) é a partição VTOYEFI, depois de remover e recolocar o pendrive o windows não consegue mais ler.

Ainda não tive progresso com o nootebook(zorinOS-lite).
e eu fui enganado!!!
enquanto eu não ejeto o pendrive, tudo funciona:
mas quanto eu ejeto e coloco novamente, a partição 2 também não é mais reconhecida nas opções boot!
E esqueçam oque eu falei antes sobre as portas USB, fui testar na outra porta e mesmo não exibindo no gerenciador de arquivos, a partição 2 aparece na tela de boot.
Aparentemente a partição do ventoy é corrompida quando eu ejeto o pendrive
.
Acredito que isso mude o foco do problema.
Use outro pendrive para testar.