Problemas com instalação do Debian

Oi, pessoal!

Estou aqui com um problema instalando o Debian na máquina de uma amiga, e ela usa um adaptador Wi-Fi da TP-Link. Primeiro, se tento a instalação gráfica, a tela fica com um glitch estranho, lembrando até quando dava algum glitch no Master System ksksks. Já testei a ISO básica que o site oferece e o problema continua.

Além disso, na instalação, sempre dá erro no DHCP, o que impede a conexão de rede. Outro detalhe esquisito é que não aparece a opção de escolher o ambiente desktop, nem mesmo usando a ISO DVD, que normalmente permite isso. O hardware da máquina é AMD com APU.

Antes de pedir ajuda, ela já tentou instalar pelo Safe Graphical, mas ele acabou instalando direto com o GNOME e, mesmo assim, o sistema continuou sem conexão com a internet. A ideia é usar o XFCE, mas com esses problemas, não estou conseguindo avançar.

É a primeira vez que vejo esse erro no Debian e já tentei algumas coisas, mas nada resolveu. Alguém já passou por isso ou tem alguma ideia do que pode estar rolando? Valeu!

Soa como uma falta de algum driver especifico. O Debian nao costuma trazer tudo muitas vezes por conta de licensas. Tenta dar uma olhada nessa ISO aqui.

https://cdimage.debian.org/debian-cd/current-live/amd64/iso-hybrid/

No fim da lista tem uma ISO com Xfce ja pronto. Ve se funciona na maquina dela com internet e tudo. Espero que ajude.

1 curtida

tou fazendo download da ISO, ela demora um bocadinho, so tem esse mirror? E realmente deve ser problema com drivers específicos, espero que dê certo

Acredito que seja so esse mirror.

Nao conheco muito de Debian.

Espero que de certo!

1 curtida

Dei uma sumida, mas funciona! O único problema é que ela tá enfrentando o mesmo problema que eu passo no fedora e com arch, o rgb do teclado não funciona, e não é caso de open rgb porque o teclado é um rainbow da TGT, é uma iluminação fixa, que liga alertando scrollock, estava pra abrir um post só para isso a um tempo mas depois que arrumei outro teclado eu resolvi, mas você tem ideia do que pode ser?

Moca, eu olhei no google e no duckduckgo e nao achei nada que falasse sobre esse teclado no linux, mas eu imagino que isso so eh controlado via software no Windows, entao tem que ter um programa especifico, que certamente devia ser feito pela fabricante do teclado para o Linux. Se nao tiver, ai fica complicado mesmo, sincera e infelizmente.

1 curtida

vou tentar ver melhor nas configurações de teclado, porque no mint funcionava, é teclado white label de uma marca da Pichau, realmente achei estranho mas vou tentar umas gambiarras, mas obrigada por tudo ^^

1 curtida