Olá, estou tendo problemas ao exportar um documento para pdf usando o Libreoffice. No caso o documento tem algumas imagens anexadas, porém quando exporto para pdf elas nao aparecem, fica um minusculo quadrado no lugar.
Todo o projeto foi criado no próprio programa, então não consigo intender o porque esse erro ao exportar:
Por experiência, você já tentou dá Ctrl + p e na opção Impressora escolher: imprimir em um arquivo - Esta é uma outra opção de transformar um documento em pdf.
Experimente ir em Ferramentas → Opções → Visualizar → Saída de gráficos e desmarcar a opção Usar aceleração de hardware, aplique e reinicie o Libre Office…
Se estiver disposto à experimentar outra Suite Office fica abaixo a recomendação.
Talvez as imagens que usou tenham perdido os metadados (informações do tipo de arquivo, compressão, dimensão, resolução etc.). Tente abrir em em um editor de imagens, salvar em outro formato e importar novamente.
Outra sugestão é exportar como PDF/A (archive), usando a caixa de diálogo completa de exportação do PDF, como nesta imagem. Este formato força a incorporação de qualquer elemento vinculado, fazendo com que o arquivo final não tenha dependências externas. Isso faz aumentar o tamanho do arquivo, mas ele nunca ficará quebrado.
Vencidas as possibilidades com as configurações, resta testar o arquivo em outro computador/plataforma para saber se é problema em sua instalação. Se o problema persistir, será algo no arquivo em si.
Aopa, falei que voltaria caso conseguisse resolver meu problema. Após fazer meus amigos exportarem pelas máquinas deles, notei que a imagem estava de fato pequena, ao contrário de corrompida. Ao entrar clicar com o botão direito na imagem → Propriedades → Recortar, notei que na propriedade de escada ambos os parâmetros Largura e Altura estavam em 1%.
Para resolver esse problema, cliquei com o botão direito do mouse sobre a imagem novamente → Comprimir. Compressão em PNG e apliquei as mudanças. Agora está exportando corretamente.
Toda as imagens desse livro foram criadas com o auxilio do inkscape, aonde eu copiava direto do programa e colava na página. A ideia de comprimir uma imagem não se passava por minha cabeça. Agora vou fazer isso com todas para exportar corretamente.