Problemas com Imagem ao exportar PDF no Libreoffice!

Olá, estou tendo problemas ao exportar um documento para pdf usando o Libreoffice. No caso o documento tem algumas imagens anexadas, porém quando exporto para pdf elas nao aparecem, fica um minusculo quadrado no lugar.

Todo o projeto foi criado no próprio programa, então não consigo intender o porque esse erro ao exportar:

Por experiência, você já tentou dá Ctrl + p e na opção Impressora escolher: imprimir em um arquivo - Esta é uma outra opção de transformar um documento em pdf.

1 curtida

Experimente ir em FerramentasOpçõesVisualizarSaída de gráficos e desmarcar a opção Usar aceleração de hardware, aplique e reinicie o Libre Office

Se estiver disposto à experimentar outra Suite Office fica abaixo a recomendação.

Olá Raphael. Verifique se esta opção da imagem está marcada em sua instalação.

2 curtidas

Esta marcado sim!

Talvez as imagens que usou tenham perdido os metadados (informações do tipo de arquivo, compressão, dimensão, resolução etc.). Tente abrir em em um editor de imagens, salvar em outro formato e importar novamente.

Outra sugestão é exportar como PDF/A (archive), usando a caixa de diálogo completa de exportação do PDF, como nesta imagem. Este formato força a incorporação de qualquer elemento vinculado, fazendo com que o arquivo final não tenha dependências externas. Isso faz aumentar o tamanho do arquivo, mas ele nunca ficará quebrado.

2 curtidas

De fato isso resolve meu problema com as imagens, porém gera outro. Agora as letras estão com espaços aleatórios na linha :confused:

O problema continua o mesmo ;-;

Vencidas as possibilidades com as configurações, resta testar o arquivo em outro computador/plataforma para saber se é problema em sua instalação. Se o problema persistir, será algo no arquivo em si.

1 curtida

fechou, vou tentar exportar por outra máquina, caso eu consiga resolver no futuro eu deixo a solução aqui! ^^

já buscou ajuda no forum do libreoffice?

1 curtida

Resolvido!!!

Aopa, falei que voltaria caso conseguisse resolver meu problema. Após fazer meus amigos exportarem pelas máquinas deles, notei que a imagem estava de fato pequena, ao contrário de corrompida. Ao entrar clicar com o botão direito na imagem → Propriedades → Recortar, notei que na propriedade de escada ambos os parâmetros Largura e Altura estavam em 1%.

Para resolver esse problema, cliquei com o botão direito do mouse sobre a imagem novamente → Comprimir. Compressão em PNG e apliquei as mudanças. Agora está exportando corretamente.

Toda as imagens desse livro foram criadas com o auxilio do inkscape, aonde eu copiava direto do programa e colava na página. A ideia de comprimir uma imagem não se passava por minha cabeça. Agora vou fazer isso com todas para exportar corretamente.

Obrigado pela atenção de todos :smiley:

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.