Problemas com Headset no Alsamixer

Fala pessoa!
Outro dia vim até aqui pedir uma ajuda pois não estava conseguindo fazer meu headset funcionar no Debian 12, pois bem, um usuário me disse pra usar o Alsamixer pra configurar o headset e de inicio funcionou, mas depois tive um problema, agora o alsa “mesclou” os dois lados do fone num só, e todo o som sai apenas do lado esquerdo.
Eu até formatei o sistema, coloquei o Ubuntu que eu usava antes e deu na mesma, até no Windows ficou assim, como se o Alsamixer tivesse alterado o sistema interno do fone.
Aqui no Ubunutu, com o balanço do lado esquerdo e direito da pra ver o que quero dizer, quando puxo tudo pro lado direito, no alsamixer não é o PCM 1 que muda, se sim o PCM, o mesmo ocorre se puxar tudo pra esquerda.

Outro ponto também é a questão do volume, se eu baixar de 100% pra 99% o alsa muta o fone como se o volume fosse 0. No controle de volume do pulse aparece a marcação ‘Básico’, se o volume for menor que ele, o fone fica mudo.

Já cansei de pesquisar em N sites, encontrar um monte de respostas mas nada funcionou pra mim, gostaria de saber se alguém aqui entende um pouco mais e conseguiria ajudar, pois comprei o fone não tem 6 meses, ele é sem fio, mas agora tenho que ficar usando com o cabo pra não ter esse problema. Desde já valeu pessoal!