Problemas com graficos hibridos no arch linux

Salve galera queria uma ajuda de vocês, ja zerei o wiki do arch linux, ja olhei varios foruns gringos, mas nao consegui arrumar de jeito nenhum, eu queria mudar o openGL renderer (se é assim que eu posso falar) porque meu notebook tem 2 gpus, a intel hd 630 integrada ao processador e uma gtx 1060, por algum motivo na maioria dos programas que eu uso e ate minecraft que eu jogo de vez em quando, nao consigo colocar pra usar a gpu dedicada.

coloquei ate o output do glxinfo aqui pra caso precise:

glxinfo | grep OpenGL           
OpenGL vendor string: Intel
OpenGL renderer string: Mesa Intel(R) HD Graphics 630 (KBL GT2)
OpenGL core profile version string: 4.6 (Core Profile) Mesa 22.2.3
OpenGL core profile shading language version string: 4.60
OpenGL core profile context flags: (none)
OpenGL core profile profile mask: core profile
OpenGL core profile extensions:
OpenGL version string: 4.6 (Compatibility Profile) Mesa 22.2.3
OpenGL shading language version string: 4.60
OpenGL context flags: (none)
OpenGL profile mask: compatibility profile
OpenGL extensions:
OpenGL ES profile version string: OpenGL ES 3.2 Mesa 22.2.3
OpenGL ES profile shading language version string: OpenGL ES GLSL ES 3.20
OpenGL ES profile extensions:

Olá! Tudo bom?

Você precisa verificar que na hora de chamar uma aplicação clicar com o botão direito sobre o ícone e solicitar que seja aberto com a GPU dedicada. Assim ele força abrir com a Nvidia.

Outro ponto é entender o modo de gerenciamento de GPU que está ativo. O mais legal é estar no modo prime optimus offload ou seja o modo hibrido onde o padrão ele usa sempre a Intel iGPU, mas quando solicitado ele lança a aplicação com o a dGPU conforme indiquei anteriormente.

Vc pode colocar o optimus pra trabalha sempre com dGPU também se quiser, mas aumenta bem consumo e tal.

Agora, se o modo estiver só powersave habilitado apenas iGPU (Intel) ele não fara a mudança, a Nvidia esta sempre num formato de “dormindo”.

Caso queira ver se ele consegue chamar algo ativando a dGPU, use o comando via terminal para saber:

__NV_PRIME_RENDER_OFFLOAD=1 __GLX_VENDOR_LIBRARY_NAME=nvidia [aqui o nome da aplicação]

Exemplo:

__NV_PRIME_RENDER_OFFLOAD=1 __GLX_VENDOR_LIBRARY_NAME=nvidia ./valley

Ele vai chamar o teste benchmark Unigine Valley com a Nvidia e todo o restante do “desktop” estará sendo renderizado pela iGPU Intel.

2 curtidas