Problemas com edição de vídeo usando Linux como OS

Galera, faz um tempo que estou usando Linux no meu “Acer Aspire 5 - 8GB, 256GB ssd, I5-10210U”. E estou tendo uma enorme dificuldade para editar videos nele. Sempre trava e/ou fecha sozinho o programa, além de ser muito lento.
Comprei esse Notebook com windows10 e usava o Adobe Premiere para editar e funcionava muito bem. Porém nunca tive saco pra usar windows então formatei com Pop!_Os depois usei OpenSUSE e agora estou usando Archlinux. Como o DavinciResolve não roda no meu Hardware, usei o Kdenlive e parece muito pesado, ative o processamento por gpu experimental, proxy e nada resolve. Enfim mudei pra um editor mais leve como o Shotcut e parece não resolver.

Alguem tem alguma opinião do que posso fazer?

Qual o modelo exato do seu Acer?
Verificou com o memtest suas memórias?
Como está a refrigeração do processador e da vga?( se tiver VGA dedicada)

Uso Fedora 36 no pc abaixo:
|Intel(R) Pentium(R) CPU 4405U @ 2.10GHz 2.11 GHz|
|RAM| 8,00 GB Intel HD Graphics 510

Edito videos não tão complexos com Kdenlive usando a aceleração de GPU para a VGA Intel e não tenho a percepção de estar pesado… Claro que tenho noção das limitações da máquina.

Para eu usar a aceleração de hardware via driver Intel no Kdenlive eu instalo no fedora os pacotes: libva libvdpau-va-gl libva-vdpau-driver mesa-vdpau-drivers intel-media-driver libva-utils libva-intel-driver libva-intel-hybrid-driver
e configuro as variaveis de ambiente no /etc/environment
LIBVA_DRIVER_NAME=iHD
VDPAU_DRIVER=va_gl

ou dependendo da geração da vga intel usada pelo PC/Notebook:
LIBVA_DRIVER_NAME=i965

Aí basta reiniciar, abrir o Kdenlive, acessar as configurações e clicar no wizard de verificação de acelereção.

Bom, eu costumo editar, algumas vezes, vídeos no meu notebook usando o KDEnlive ou o OpenShot e nunca tive problemas. Claro, não são edições com muitos efeitos e detalhes, mas, ainda assim, dá pra ter um resultado bom.
Uma sugestão que eu dou, é que use distros com interface XFCE pois vai consumir menos da placa gráfica que o dispositivo venha a possuir. Bom, ao menos, foi sempre essa experiência que eu sempre tive ao usar dispositivos com processadores da série U mesmo tendo uma placa dedicada, o que, na grande maioria das vezes, com essa série de processadores, a maioria dos dispositivos quando tem uma placa dedicada, não é uma muito performática.

Dá uma olhada no Ubuntu Studio ou Fedora Design Suite.
Ou outra opção é trocar o kernel genérico do Pop pelo kernel Low Latency.

Olá!

Bacana as informações. Agora, curiosidade, fiquei pensando sobre os itens de vdpau que são destinados às placas Nvidia ou quando se utiliza em placa Nvidia um wrapper pra fazer rodar vdpau através de um backend vaapi aumentando a compatibilidade em softwares.

Essa instalação de vdpau para apenas placas Intel tem algum benefício e ou uma documentação explicando sobre essa utilização? Tenho notebook só com Intel e me interessa saber mais caso tenha detalhes sobre essa sequência e do porque dos pacotes.

Valeu!

Beleza?

Pelas especificações mínimas que passou acredito que não era para ter tais problemas.
Veja aqui no fórum o como passar especificações completas para podermos ajudar melhor.
Outra coisa é dizer um pouco sobre o note, tem quanto tempo? Está com boa manutenção? Limpeza interna e arrefecimento? Coolers ligando beleza?
Qual método e origem utilizou para instalar o Kdenlive?
Qual tipo de vídeos e resolução estão os clips/arquivos e qual padrão de projeto está trabalhando para depois dar saída?
Acontece toda essa lentidão, peso, só de inserir os clips e tocar na linha do tempo ou quando insere algum efeito e vai tocando? Determinados efeitos realmente pesam a ponto de somente cpus/gpus mais potentes conseguem manter fluido em tempo real…

Diga-nos detalhes e podemos ajudar e inspecionar melhor o caso.
Valeu

Bom, não consultei os promenores dos benefícios do Kdenlive + vdpau, como não posso usufruir de um Nvenc, assim que achei o assistente para verificar a aceleração no Kdenlive, apenas pesquisei quais pacotes e parametros eu deveria usar para ativa-la com vga Intel no fedora. Tmbm nunca fiz benchmarks pra testar o antes e o depois.

1 curtida

Oi, cara, perdão pela demora. Acer A515-54-57EN é o modelo exato do meu Notebook.
Ainda não verifiquei com com memtest (vou verificar) mas tá funcionando normalmente com jogos e outros programas.

Tenho uma boa refrigeração do meu hardware “ambiente frio + base refrigerada para notebooks + refrigeração do notebook”. Não tenho VGA dedicada a minha é essa: Intel CometLake-U GT2 UHD Graphics.

Em relação aos pacotes, vou dar uma procurada e ver equivalentes para Archlinux e fazer um teste com as dicas. Obrigado pela resposta.

Uso xfce no Archlinux. Meu problema parece ser apenas com edições de vídeo, pois rodos alguns games de boa “cod bo2, skyrim, terraria, mine, starbound e etc” ;-;

O modelo exato do meu notebook : Acer A515-54-57EN, Intel i5-10-210u (8) 4.200GHz, Intel CometLake-U GT2 UHD Graphics, 8GB.

Tem menos de um ano de compra, comprei novo, está tudo funcionando beleza, e limpeza e manuntenção em dia.

Quando eu usava o Pop!_Os e OpenSUSE baixe Kdenlive em flatpak, Apt e Zypper. Agora tenho em Pacman e todos estão aparentemente com o mesmo desempenho.

Costumo editar clips em 1080p 24, 30 e 60 fps, geralmente edito sem efeitos “no maximo uma correção de cor”. Os clips não fluem normalmente na timeline “Coisa que não acontecia no premiere com w11, mesmo que não era 100% perfeito era editável”. Fiquei mais pistola quando hoje coloquei apenas 1 clip 1080p, 30fps no shotcut e ele fechou porquê coloquei um Texto.

Com o HTOP aberto vejo que meus 8núcleos ficam em 95% quando adiciono qualquer FX, Carregando Proxy ou Importando clips para o Software.

Para resumir, qualquer outra coisa como games, programação, edição de imagens, funciona bem na minha máquina. Já na edição de vídeo, qualquer coisa que fuja de cortar o vídeo na timeline o programa fecha sem qualquer cerimonia. ;-;

Certo.

Você disse utilizar Arch.
É realmente o arch ou uma variação? Qual ambiente de desktop gráfico está utilizando?
Após instalação do sistema realizou alguma otimização, personalização / edição de configuração de parâmetros no sistema?
Chegou a fazer instalação de pacotes multimedia, codecs extras, etc?

Faça um teste rápido, baixe através do site do Kdenlive o app pela versão appimage.
Torne o arquivo executável e rode e veja o comportamento do programa se fica do mesmo modo ou se há melhoria.

Caso nada fique diferente após testar o programa em versão appimage, faça um disco bootavel com o Ubuntu Studio como já indicado anteriormente. Inicie com esse disco e abra o kdenlive e faça os testes e veja como será a resposta se igualmente ou se melhor.

Se ainda assim estiver tudo igual, digo, performance ruim parecendo pesado, é preciso realmente testar seu disco hdd/ssd e memoria ram. Salvo engano no disco de boot do Ubuntu e sabores tem como entrar no modo de testar a RAM também.

Só uma observação, no caso do kdenlive quando você esta trabalhando e manipulando o vídeo pelo timeline no visor de saída, você esta deixando ele 1:1 na qualidade? Caso não esteja utilizando proxy clip que gera um vídeo mais leve para editar temporáriamente, talvez tenha que editar em tempo real mantendo o preview de saída em 720p ou menos um pouco.

Como referencia, apesar de que meu i7 4ª geração consegue exibir vídeo 1080p30 perfeito no preview de saída mesmo com alguns pouco efeitos, normalmente deixo em 270p para ficar bem rápido e trabalhar com agilidade e quando preciso ver se aplicou bem certo efeito ou tal, altero o preview para 1:1 ou faço render instantâneo parcial para ver só aquele pedaço.

1 curtida