Comecei usar Linux faz cerca de 1 mês, desde então estive usando Arch com Hyrpland. A primeira coisa que fiz ao terminar de arrumar a interface foi instalar Counter-Strike 2 para jogar, então me deparo com o seguinte problema: Rodei o jogo com a proton nativa, afim de evitar problemas, mas pra minha surpresa o jogo crashou na tela de LOADING da VALVE. Você, leitor, poderia dizer “ah, mas seu pc é só uma batata”, mas felizmente eu não desisti tão facilmente — enquanto eu fuçava em fóruns e vídeos para me frustar com tutoriais de Windows, tive a ideia de forçar compatibilidade e testei algumas protons, e surpreendentemente todas FUNCIONARAM, ou seja, meu jogo rodou normalmente, mas o principal problema é que dessa forma não consigo acessar os servidores online. Eu não sei o que fazer, afinal já fiz bastante e sempre volto ao mesmo lugar — o crash na tela de carregamento. Eu ficaria profundamente grata se alguém me ajudasse com esse problema inconviente. Ao crashar, surge um aviso de problema com vulkan (esteve assim o tempo todo), mas JÁ MEXI TANTO NISSO… e não deu resultado algum.
@Beariichie Pelo que você está relatando, alguns jogos possuem cinematicas na tela de carregamento, se bem me lembro a valve utiliza algumas, aquele cara com a torneira o olho ou na cabeça.
Eu tive esse tipo de problema com diversos jogos, e eram falta de codecs para reprodução. Após instalar os codecs resolveram.
Infelizmente não vou saber te dizer se é o caso e se realmente precisa de codecs, mas de qualquer forma é um norte para conseguir resolver.
Agraçedo a ideia, e entendo bem pois alguns jogos meus também apresentaram erros por falta de codecs, e após esses acontecimentos passei a instalar todo tipo que é importante pra reprodução, no entanto foi uma das primeiras coisas que testei ao tentar consertar meu Cs.
Não manjo de Arch, mas o CS2 é nativo em linux, não precisa do proton.
exatamente. Assim como eu disse, tentei rodar nativamente para evitar problemas, mas o jogo crasha. Contraparte, usar proton faz com que o jogo rode, entretanto retira a funciolidade de servidores online.
Inicie o CS2 nativo com a flag -condebug e procure por um arquivo chamado console.log na pasta do jogo. Suba o conteúdo do arquivo em algum pastebin da vida, para podermos ter mais informações sobre esse “crash”.
Iniciei o CS2 nativo com o -condebug, reproduzi o crash e enviei o arquivo console.log gerado para este link:
Isso me chamou a atenção:
VK_ERROR_DEVICE_LOST
FATAL ERROR: Vulkan encountered unrecoverable error VK_ERROR_DEVICE_LOST
Pode ser bug no Mesa, compositor, vulkan, Wayland, etc. A primeira coisa que eu tentaria seria subir o jogo em um ambiente X11, mas, como você tá usando o Hyprland, isso significaria ter que instalar outro ambiente gráfico, nem que fosse para testar.
Pode ser o overlay da Steam. Dá para desativar nas preferências do CS2. Tive um problema similar no GTA 5. Tenta iniciar o jogo com a flag -safemode também.
Outra coisa importante nesse log:
Overall System GPU memory use:
4.95 GB / 4.41 GB
Você já deve saber que a 680M compartilha a RAM do sistema como VRAM. O CS2 é um jogo que consome bastante VRAM. Possivelmente não tá sendo o suficiente pra abrir o CS2 nas opções padrão, que vem com os gráficos no alto. Deve dar pra forçar a já iniciar com os gráficos reduzidos com flags de inicialização, mas não me lembro quais seriam.
Testei o CS2 nativo tanto no Hyprland/Wayland quanto no XFCE/X11, e ele crasha nos dois.
O log do kernel mostra vários erros da AMDGPU no horário do crash:
amdgpu 0000:04:00.0: [drm] *ERROR* Not enough memory for command submission!
amdgpu 0000:04:00.0: [drm] *ERROR* amdgpu_vm_validate() failed.
Então parece algo mais relacionado ao AMDGPU/RADV e submissão de memória/comandos da GPU, não a flags de inicialização, codec ou compositor, afinal já tentei uma flag de cada vez e fui combinando-as aos poucos, mesmo assim acabei no mesmo resultado. O que me frusta é o jogo funcionar normalmente quando utilizo alguma proton, mas crashar nativamente.
Bom, o renderer Vulkan nativo da source2 usa mais VRAM e costuma lidar pior com GPU de memória compartilhada. O D3D11 parece lidar melhor com esses casos. De qualquer forma, não sobra muita coisa pra testar. Eu tentaria forçar o ACO e desativar os mesh shaders, que costumam causar problemas com memória em GPUs RDNA2. O cap de memória compartilhada pela GPU na sua BIOS já está setado no máximo possível?
Acabei de testar sua sugestão, até alternei os modos de perfomance na BIOS, infelizmente caí no mesmo lugar. Sobre sua pergunta, sim, está setado no máximo possível, infelizmente não consigo colocar mais do que 2GB. Confesso estar perdendo as esperanças, acha que daria pra contornar?
Uma dúvida: Você jogava o CS 2 no windows ou em outra distro linux neste PC?
Não cheguei a jogar no Windows, estive usando Linux desde que consegui meu computador, fora isso a última vez que joguei CS no Windows faz alguns anos. Antes do Arch, usei Bazzite por uma semana e tive o mesmo problema com CS.
Seja muito bem-vinda à comunidade, @Beariichie! Começar no Linux já com Arch e Hyprland mostra que você não tem medo de desafios, parabéns! ![]()
Olhando o seu hardware (esse Ryzen 7 7735HS é excelente!), o problema do CS2 crashar no carregamento nativo, mas funcionar via Proton, geralmente acontece porque a versão nativa do jogo tenta usar bibliotecas de sistema que entram em conflito com o Arch.
Vamos por etapas para resolver isso na sua Radeon 680M:
1. Nível Iniciante: Parâmetros de Inicialização (O “Pulo do Gato”)
No Hyprland/Wayland, o CS2 nativo às vezes se perde ao tentar carregar o áudio ou recursos de controle. No Steam, clique com o botão direito no CS2 > Propriedades e, em ‘Opções de Inicialização’, cole isto: -vulkan -nojoy +cl_forcepreload 1 (O -nojoy é essencial no Linux para evitar crashes bizarros no carregamento).
2. Nível Médio: Drivers Vulkan no Arch
Como você está no Arch, garanta que os drivers corretos da AMD estão instalados (64 e 32 bits). Rode este comando no terminal: sudo pacman -S --needed vulkan-radeon lib32-vulkan-radeon libva-mesa-driver lib32-libva-mesa-driver mesa-vdpau lib32-mesa-vdpau
3. Nível Avançado: Forçar o “Steam Linux Runtime”
Se o erro de Vulkan persistir, vá nas propriedades do jogo > Compatibilidade e marque a caixa ‘Forçar o uso de uma ferramenta específica…’. Na lista, escolha ‘Steam Linux Runtime 3.0 (sniper)’. Isso faz o jogo rodar de forma nativa, mas em um ambiente isolado e estável, o que costuma resolver 90% dos crashes no Arch sem perder o acesso aos servidores oficiais (VAC).
Um pedido de apoio à nossa comunidade: Pessoal, aproveitando o espírito de ajuda, trago uma atualização importante! Nossa mobilização para salvar as GPUs AMD (das antigas R9 às novas como a do Davy) de uma falha no Kernel acaba de atingir 54 de calor e o status mudou para CONFIRMADO no Launchpad! ![]()
Esse bug causa tela preta ao suspender o sistema e afeta a todos nós. Se puderem retribuir a ajuda clicando em ‘This bug affects me’ no link abaixo, chegaremos mais rápido aos 100 de calor para a solução definitiva:
Apoio à Comunidade: Bug #2142389 no Launchpad
Espero que as dicas ajudem a te colocar no servidor logo, Beariichie! Qualquer dúvida, manda o log aqui
Agradeço pela atenção e recomendações, principalmente pela recepção. Estou grata.
Primeiro, tentei adicionar a flag +cl_forcepreload 1 às minhas flags como você disse (coincidentemente minhas flags no momento eram só -vulkan -nojoy), novamente tive mudança nenhuma; Segundo, já perdi as contas de quantas vezes reinstalei esses mesmos drivers, infelizmente isso não resolveu; Terceiro e último, essa sugestão acendeu uma pequena chama de esperança, mas infelizmente caí na mesma situação, no mesmo crash.
Poxa, @Beariichie, sinto muito que as chamas de esperança tenham apagado rápido! Mas no Arch, desistir não é uma opção.
Como você está usando Hyprland (Wayland) com uma iGPU moderna, o CS2 às vezes tenta ‘adivinhar’ resoluções e drivers de vídeo que o Wayland bloqueia por segurança, causando o crash no loading. Vamos para as soluções mais profundas:
1. Desativar o Shader Pre-Caching (Ajuste Médio)
Às vezes o crash no loading da Valve ocorre porque o Steam tenta carregar um cache de sombras (shaders) corrompido ou incompatível com a versão atual do Mesa.
-
Vá nas Configurações da Steam > Shader Pre-Caching e DESATIVE.
-
Reinicie a Steam e tente abrir o jogo.
2. Variáveis de Ambiente “Hardcore” (Ajuste Avançado)
Vamos forçar o CS2 a ignorar as bibliotecas de sistema que podem estar conflitando. Adicione exatamente isto às suas opções de inicialização (removendo as outras antes para testar): SDL_VIDEODRIVER=x11 %command% -vulkan -nojoy -gl (Sim, o -gl parece estranho para um jogo Vulkan, mas em alguns casos no Source 2 ele força uma revalidação do pipeline de vídeo que ‘destrava’ o carregamento).
3. A Solução Radical: Mudar o Driver Vulkan (AMDVLK vs RADV)
No Arch, existem dois drivers Vulkan para AMD. O vulkan-radeon (RADV) é o padrão, mas para a sua iGPU moderna, o driver oficial da AMD (AMDVLK) pode ser a chave.
-
Instale o driver alternativo:
sudo pacman -S amdvlk lib32-amdvlk -
Para testar se o jogo abre com ele, use esta flag:
AMD_VULKAN_ICD=AMDVLK %command% -vulkan
Recado importante para a galera que está acompanhando: Pessoal, o suporte de hardware é uma luta constante. Enquanto tentamos fazer o CS2 rodar na máquina da nossa amiga, nossa mobilização no Launchpad para salvar as GPUs AMD de um bug de suspensão no Kernel subiu para 58 de calor! ![]()
O status já é CONFIRMADO. Se você usa AMD (nova ou antiga), sua ajuda é vital para chegarmos aos 100 de calor e garantir que o Kernel receba o patch oficial. Quem puder dedicar 30 segundos, o passo a passo está aqui:
-
Acesse o Bug #2142389.
-
Faça login e clique em ‘Yes, this bug affects me’ no topo verde da página.
-
Confirme a ação.
Beariichie, se essa do AMDVLK não funcionar, o próximo passo seria analisar o seu log de erro gerado no terminal ao abrir a steam por lá. Não desiste, estamos com você!
Infelizmente não consegui acessar o link com os logs (provavelmente culpa da minha internet). Como você disse que deu o mesmo erro no Bazzite: quanto de memória RAM você tem alocado a GPU? E também, pode ser o caso de algum bug no endereçamento da BIOS, pode ser o caso de precisar atualizar ela também.
Pelo que eu li neste site, a GPU AMD Redeon 680M tem 2GB de VRAM, mas também pode utilizar até 8GB da memória RAM do PC. ![]()
Não entendo nada de jogos, mas segue alguns procedimentos que o Google sugeriu.
Common Fixes for Arch Native CS2
-
Force Proton Compatibility (Recommended): The native version is unstable for many.
- Right-click CS2 in Steam → Properties → Compatibility.
- Check “Force the use of a specific Steam Play compatibility tool”.
- Select Proton Experimental or Proton 9.0.
- Note: If you get VAC errors, check launch options for
-cef-linux-waylandor similar interference.
-
Disable Shader Pre-Caching: This has solved the crash for several users on AMD hardware.
- Go to Steam Settings → Downloads.
- Toggle OFF “Enable Shader Pre-caching”.
Launch Options to Try
-
-vulkan(Forces Vulkan if using Proton) -
-nojoy(Disables joystick support, reducing API overhead) [1]
O kernel mostra uma sequência enorme de:
amdgpu 0000:04:00.0: [drm] *ERROR* Not enough memory for command submission!
amdgpu 0000:04:00.0: [drm] *ERROR* amdgpu_vm_validate() failed.
Depois aparece:
VKRenderThread: segfault ... in libSDL3.so.0
Então parece que o crash começa no AMDGPU/RADV por falha de submissão/memória de GPU e depois a thread Vulkan do CS2 cai.
Tentei fazer como @Danilo_Machado e @swatquest disseram, mas o crash até mesmo piorou (pelo menos saímos da estaca 0). Esse caso está me cansando bastante, a única alternativa mais simples que vejo no momento é aumentar a minha memória ram e tentar novamente, e por enquanto marcarei isso como solução.
Em resposta à @Yuko e @Lee tentei atualizar a BIOS, infelizmente não encontrei atualização. 2gb é o máximo que consigo alocar a GPU, e também o que estou utilizando agora. Dei uma olhada no site, mas não encontrei solução.
Agradeço profundamente todos que gastaram tempo, mesmo que pouco, para tentar me ajudar. Se o problema persistir mesmo após aumentar a memória ram, eu volto.