Problemas com alguns programas no Mint (tela grande)

Estou com problemas no Mint desde q foi lançado o Mint 19 (isso tbm acontece com Ubuntu 18.04)
Alguns programas ficam com tela grande que muitas vezes nao da para usar.

!

1 curtida

1 curtida

Me parece que é algo referente às configurações para telas de alta densidade de pixels.
Vamos tentar uma coisa:

Abre o programa Configurações, depois clique em “Geral” ou algo assim:

Depois na opção “Escala de Interface do Usuário” (algo assim). Provavelmente vai estar em “Auto/Automático”, então selecione a opção “Normal”:

Veremos se isso resolve :slight_smile: :v:

2 curtidas

Opa! Tudo bem?
Tentei, infelizmente nao consegui. A maioria dos programas abre com tela normal, mas o VLC e o Calibre abrem com a tela muito grande q nem se quer da para usar direito.
Ate o mint 18.3 nao tinha esse problema.

1 curtida

Estranho ser apenas esses programas ficarem assim :face_with_raised_eyebrow: :thinking:
Vou dar uma pesquisada aqui…

1 curtida

Isso também acontece nas versões em Flatpak e/ou Snap desses softwares? :thinking:

1 curtida

Sim. Fiz o teste. Pior q começou acontecer a partir do Ubuntu 18.04 LTS. Em versoes anteriores isso nao acontece.
A conf do meu PC é antiga. Uma i3 3220 Placa Mae Asus.

1 curtida

Acontece apenas com Ubuntu e derivados, ou ainda não chegou a testar em outras distros fora do “mundo Ubuntu”? :thinking:

1 curtida

Testei no Ubuntu e Mint. Outro q nao é derivado mas q tambem acontece é no Manjaro. So q o manjaro usei apenas uma vez.

1 curtida

:face_with_raised_eyebrow: :thinking:

Você não tem placa de vídeo dedicada, né?

Vou dar uma olhada nas configurações do Mint e ver se acho algo mais :slight_smile: :v:

Tenho uma placa é a GTX 1060.

1 curtida

Então pode ser algo relacionado ao driver de vídeo :thinking:
Você configurou/instalou um novo driver de vídeo após a instalação?

1 curtida


So foi aqui.

1 curtida

Teoricamente está configurado corretamente.
Como não tenho placa de vídeo dedicada, não posso dizer com certeza mais que isso. Talvez outras pessoas possam te ajudar

(Desculpa incomodar vocês :sweat_smile: , mas, se possível, poderiam por favor ajudar nosso amigo aqui? :slight_smile: :v: @Lavrudinho, @Jedi_Fonseca, @thespation)

Infelizmente meu conhecimento vai até aqui :confused:

1 curtida

Eu Agradeço. Obrigado!

1 curtida

De nada.
Continuarei buscando uma solução pra isso :slight_smile: :v:

1 curtida

Estou sem o Mint instalado aqui para tentar simular, mas prometo instalar e tentar. Isso se não solucionarem antes. Olhando rápido, eu diria que é a escala, mas teria que simular aqui tbm.

2 curtidas

Quanto ao Calibre, reparei que ele realmente tem os ícones grandes:

Consegui diminuir um pouco expandindo as configurações e indo em preferências

Indo em aparência:
image

Selecionei estreito em User interface layout:

Não mudou muito, a própria interface do aplicativo usa botões grandes. Você pode buscar outros temas que tenha botões menores.


Instalei os ícones Papirus

Para mudar o tema, basta ir em configurações e escolher o desejado:


Quanto ao VLC não consegui simular aqui, sempre fica de maneira correta.

2 curtidas

O problema é que o Mint é usa o Cinnamon, que é um ambiente gráifico GTK, enquanto os programas que estão apresentando esse problema são Qt, ou seja, os ajustes na densidade de pixels do Cinnamon não se aplicam à eles, você pode corrigir isso adicionando essas duas linhas no final do arquivo ~/.profile

export QT_AUTO_SCREEN_SCALE_FACTOR=0
export QT_SCREEN_SCALE_FACTORS=1

Daí é só reiniciar a sessão.

3 curtidas

Deu certo. Acabei de testar. Obrigado pela ajuda pessoal!!!