Fala pessoal! Estou tendo problema com alguns jogos na steam, não são todos. Toda vez que eu minimizo o jogo sendo com alt+tab ou usando a tecla super para mudar de workspace, quando volto para o jogo ele se encontra travado, mas ainda da para ouvir o som do mesmo. Eu já configurei a steam iniciar no modo janela sem bordas, mas mesmo assim o problema segue acontecendo. Alguém aqui já passou pelo mesmo e conseguiu resolver? A distro que estou usando é o POP!_OS 22.04LTS.
Salve @Moraes, tudo bem contigo?
Em alguns jogos utilizar o modo “janela sem bordas” contorna esse problema, mas em outros não tem jeito mesmo. Provavelmente existe uma explicação técnica, mas o que percebi é que alguns jogos depois que capturam o foco+mouse não sabem como se recuperar após serem jogados para segundo plano e acabam entrando em um estado inconsistente.
![]()
Eu usei o Pop por um bom tempo, e cheguei numa conclusão dolorosa, apesar de bonito, responsivo e etc, ele é péssimo para jogos. Se seu foco principal é gaming, recomendo testar o Nobara KDE Plasma.
Mas de qualquer forma, tive problemas semelhantes em diversos jogos, e as soluções que encontrei foram essas:
Extensão “Disable Unredirect Fullscreen Windows” (pode ser instalada via gerenciador de extensões - Resolveu apenas os problemas que tive no Dying Light)
Parametro na inicialização do jogo: export PROTON_USE_WINE_VIRTUAL_DESKTOP=1 %command% (nem sempre funcionava)
Alternar entre X11 e Wayland. Resolveu apenas o problema do mouse rodopiar no RDR2, mas de forma intermitente, exigindo Alt+Enter constantemente. O mesmo valia para Arc Raiders, iniciava em janela e precisava disso para liberar o mouse.
Por fim, testei o Gamescope, e utilizei esse comando nos parametros de inicialização: gamescope -f -W 2560 -H 1440 – %command%
No fim das contas larguei mão, e resolvi instalar o Nobara. Todos os problemas que tive no POP não aconteceram, e jogos que não estavam inicializando corretamente estão funcionando com perfeição.
Pra mim as vezes acontece quando está no modo fullscreen. Mas se eu aperto “Alt+F4”, aparece uma mensagem de confirmação para fechar o jogo e misteriosamente volta a renderizar tudo certo. Mas estranho que esteja acontecendo mesmo no modo janela.
Também já aconteceu de não conseguir no modo tela inteira, então eu deixo no modo janela e configuro para remover bordas da janela (facilmente pois uso o KDE Plasma, já tem essa opção no menu da janela) e usando “Alt+F3” escolhe “mover” e coloca numa posição melhor.