Problemas com acento no linux mint

n~ao consigo colocar acento nas letras como 'e poss’ivel observar pelo meu n~ao o acento fica fora da letra. Anteriormente eu utilizava o windows e o pop os e acredito que n~ao esfretei esse problemas eu tenho o linux mint fcx

esse daqui 'e meu layout apenas esse dois layout funcionam as teclas do teclado sem trocar

1 curtida

eu tentei mudar o os arquivos respons’aveis pelo pt-br do meu teclado, mas ent~ao perceibi que isso n~ao tinha necessidade porque os c’odigos que eu ia adicionar j’a existiam que s~ao os seguintes:

# key <AE06> { [ 6, diaeresis, notsign, notsign ] };
# key <AD11> { [apostrophe, grave ] };
# key <AC10> { [ ccedilla, Ccedilla, acute, doubleacute ] };
# key <AC11> { [asciitilde, asciicircum ] };
# key <AB10> { [ semicolon, colon, dead_belowdot, abovedot ] };

percebi que o problema n~ao 'e n~ao ter as teclas da minha l’ingua e sim o fato de o acento n~ao ficar na letra que eu coloco 'e ^o. todos os carcteres funcionam, por exemplo o ç '~^` mas o problema esta no processo de colocar acento nas letras

Pela imagem que anexada vc possui as variantes"no dead keys" e “IBM/Lenovo”. Seu teclado é modelo internacional ou de algum layout mais raro?
Se for “comum”, provavelmente basta adicionar uma que seja somente Portuguese (Brazil) ou que contenha ABNT-2 e selecioná-la. Se quiser pode mudar a ordem de preferência ou excluir os outros.

1 curtida

meu teclado 'e abnt2

eu vi pela imagem da internet aparentemente n~ao tem a opç~ao de abnt 2
image

eu usei uma opção de utilizar compose key e agora consigo colocar acento mas só funciona se eu apertar a tecla que escolhi que é caps lock, eu quero saber como posso colocar acento nas palavras sem ter que apertar cpaslock e ser automatico

Adicione a segunda opção - Portuguese (Brazil) - e coloque ela como padrão.

consegui resolver da seguinte forma:
1º eu instalei um comando no meu terminal:
sudo apt install deb X11-xkb-utils
2º utilizei o comando:
setxkbmap -model abnt2 -layout br -variant abnt2

agora consigo utilizar acentos gráficos nas palavras sem precisar do caps lock :slight_smile: á é í ó ú Ô ê

toda vez que renicio o pc volta a não colocar acento e tenho que usar o comando novamente exemplo: 'a 'e . eu preciso colocar o comando para funcionar alguém sabe como fazer com que seja permanente a mudança gerada pelo comando
setxkbmap -model abnt2 -layout br -variant abnt2
eu colei o código novamente depois de inicar o pc e agora não preciso colocar ele novamente da primeira vez que eu tentei

Faça o que o N1vBruno sugeriu, adicione o layout “Portuguese (Brazil)” e remova os outros layouts

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.