Problemas com a instalação do linux em um pendrive particionado

Tentei particionar um pen drive para utilizar dois sistemas no mesmo, mas agora que instalei um sistema em uma das partições, ela reduziu ao tamanho do sistema e a outra expandiu e o pendrive nao aparece como disco para eu formatar, o que eu faço?

Formata o pendrive e começe do zero, mas desta vez ao instalar, faça os particionamentos manualmente usando a interface de instalação e obedeça os limites de cada partição que vc vai dedicar pra cada distro.

Mas na real, se for pra usar um pendrive como HD, melhor seria ter somente uma ISO live mesmo.

1 curtida

aí que tá o problema, eu quero começar do zero, pra dessa vez não particionar mas quando eu plugo, a partição que tem o sistema não aparece no explorador, só aparece a outra parte com o armazenamento restante e na interface de gerenciamento de disco até aparecem as duas partes, mas quando eu coloco na parte que o sistema está instalado simplesmente não me dá opção nenhuma

Olá! Bem-vindo ao fórum! :wave:

Não entendi o que você tentou fazer, você tentou instalar sistema(s) em cima do pendrive para rodar como nativo (Rodando dentro do pendrive sem ser “LiveCD”, ou seja, guardando modificações)? Se for isso, para voltar o pendrive ao tamanho original, vai depender do sistema, se for um Windows, abra o gerenciador de discos e identifique as duas partições do pendrive e as remova, tornando um só novamente, se for linux, entre no terminal, rode:

sudo fdisk -l

E identifique as partições do pendrive (provavelmente sdb mais algum número), e remova com algum “utilitário”, seja com o gnome discos, cfdisk, ou algum outro.

Lembrando que ao fazer uma multi-instalação desse tipo no pendrive, é arricasdo pois exige bastante conhecimento caso falhe algo, isso não é igual um dual-boot em HD/ssd nativo.

1 curtida

já abri o gerenciador de discos, porém lá dentro, a parte do pendrive que tem o sistema instalado não me dá opção pra excluir

1 curtida

Você pode falar qual o tamanho dessas partições caso esteja mostrando?

Vc vai ter que criar um segundo pendrive bootável e usar uma ISO live para iniciar o PC, aí vc pluga o pendrive que vc vai usar como “HD” e poderá remover a partição do linux instalado.

Lembre-se, vc não pode editar ou excluir partições que estão montadas/em uso.

Mano, valeu pela ajuda, consegui formatar o pendrive pelo Rufus e agora ele ficou zerado