Na condição de leigo no assunto, venho aqui clamar por ajuda,
Então, recentemente comprei um SSD do modelo acima, de 256 GB, mas meu note não reconhece. Já coloquei e o recoloquei inúmeras vezes, até mesmo iniciei o note sem o HD, mas nada do danado constar na BIOS, onde fiz a alteração de RAID para AHCI, ou o contrário. Mesmo havendo um slote no note, não funcionou.
Alguém tem uma ideia do que pode ser feito para solucionar esse problema?
Qualquer ajuda é bem vinda, pois hoje, ao consultar um técnico, ele me falou que poderia ser a placa mãe e o preço para o serviço de reconhecimento do SSD está em torno de R$ 900,00.
Modelo do meu notebook: Notebook Dell Core i5-8265U 8GB 1TB Tela HD 15.6” Linux Inspiron I15-3583-D3XP Sitema Operacional: Ubuntu 20.04.3 LTS
Consegue verificar a versão do BIOS? Pelas pesquisas que fiz no site da Dell, eles tem uma versão de BIOS lançada no dia 9 deste mês, versão 1.16.0, 1.16.0.
Tem como você colocar esse ssd em um case ou em outra placa mãe? Assim a gente já vai filtrando as opções se o problema está no seu SSD ou no notebook.
Obrigado pela resposta. Já vi informações acerca da BIOS, que ela precisava ser atualalizada para o que o SSD conste no note, vi isso em um fórum de dúvidas da Dell. Mas, pelo que vi, algumas pessoas relataram problemas ao atualizar, por isso que fiquei restrito apenas em ver sobre as informações da BIOS, haja vista o medo que tenho de fazer besteira com meu note. Mais uma vez, muito obrigado.
Acho que você entendeu errado rsrsrs
Eu sugeri que você colocasse o SSD em um case para virar um SSD externo que se conecta via USB, assim a gente descobre se o SSD está funcionando ou não.
A outra opção seria inserir o seu SSD em um notebook de outra pessoa ou em uma outra placa mãe
Comprei pela internet há 1 semana e meia. Cheguei a testa quando chegou, mas não funcionou e acabei deixando de lado, estava muito atarefado na faculdade e em uns serviços. Passado esse tempo, acredito que não seja possível solicitar um troca ou devolução.
Então, recentemente comprei um SSD do modelo acima, de 256 GB, mas meu note não reconhece. Já coloquei e o recoloquei inúmeras vezes, até mesmo iniciei o note sem o HD, mas nada do danado constar na BIOS, onde fiz a alteração de RAID para AHCI, ou o contrário. Mesmo havendo um slote no note, não funcionou.
O AHCI é um protocolo que se aplica apenas a dispositivos SATA (HDs, SSD SATA e SSD m.2 SATA), em alguma parte da BIOs do seu notebook vai ter configurações e informações sobre dispositivos NVMe ja que consultando no Manual ele suporta essa tecnologia.
O certo mesmo é testar esse SSD em outro PC ou note que também tenha slot m2. NVMe ou levar em uma loja de informática de confiança para eles testarem. Esse KingSpec é uma loteria assim como maioria dos SSDs de marcas Chinesas, tem muitos relatos de problemas desse SSD da KingSpec na internet.
Recomendo dar o boot no pendrive para inspecionar os discos. Aqui minha placa mãe não achava o danado e também não consegui colocar pra dar boot nele, mas o sistema operacional funciona perfeitamente do nvme.
É só fazer o começo do procedimento de instalação da distribuição. Em outro computador prepara um pendrive com uma iso do sistema operacional, daí inicia o notebook através do pendrive para visualizar os discos que vc tem disponíveis.
Se acontecer igual ao meu, vai aparecer o nvme como opção para instalar, mas vc não vai conseguir iniciar o notebook pelo nvme, precisará instalar o boot loader em um pendrive ou então manter um outro hd/ssd.
Se não apareceu no sistema operacional, nem adianta esquentar a cabeça. É como o pessoal falou: ou a peça está defeituosa, ou o notebook não tem suporte, ou o notebook está defeituoso… Daí precisa fazer testes de hardware pra descobrir, coisa que só um técnico vai ter a aparelhagem.