Problemas após "instalar" o virtual box

Pessoal é o seguinte. Eu estava usando o Kubuntu 24.04, mas dai vi a distro brasileira Big Linux e resolvi ir para ela. Fiz backup das coisas fechei a conta e passei a régua.

Pois bem eu tenho um Windows 8.1 “de suporte” instalado numa VM do Virtual Box.

Após configurar todo o sistema fui instalar os apps que eu necessito. Ai na hora de instalar o Virtual Box, como não encontrei ele na “loja” do Big, peguei o arquivo .deb e instalei dele. Well, ok… instalou! Contudo não funciona, está instalado mas não executa. Não consigo removê-lo e não sei mais o que fazer.

Estou a pensar, aqui, que tenha de remover o .deb que “instalei”. Mas como? Não estou conseguindo resolver isso e preciso colocar a VM do W8.1 ativa novamente. A VM eu fiz backup dela antes de sair da outra distro.

Eu não me atentei corretamente e sai fazendo, no Big Linux, a mesma coisa que fazia no Kubuntu e dava certo. Ou seja, instalar coisas via um arquivo .deb. É pelo visto apenas o Microsoft Edge eu tive êxito. No mais, o virtual box por exemplo, não deu certo.

Será que terei de restaurar o sistema todo para os padrões iniciais e refazer toda configuração novamente?

Obrigado!