Problemas após dual boot Linux X Linux

Oi gente! Eu comprei um notebook da acer q veio instalado com o sistema Endless de boa, enfim, sempre usei o Endless normalmente sem nenhum problema, até fazer o Dual Boot, segui um tutorial da Diolinux q ensinava a fazer Dual Boot no Linux X Windows e fiz uma adaptação, deu tudo certo até então, só q o Ubuntu não sei por qual motivo travava bastante, não suportava várias abas abertas do navegador, como não entendo mto de instalar um sistema operacional novo, posso ter feito algo errado na instalação, aí resolvi deixar de usar o Ubuntu e usar só o Endless, não uso o notebook para trabalhos pesados como jogar ou programar etc, só uso o editor de texto, navegador de internet, só o básico mesmo… então eu desinstalei o Ubuntu excluindo o disco dele da partição, acontece q ainda assim o Ubuntu não sumiu da BIOS e continua carregando normalmente… mas eu não estava me importando com isso, até o Endless começar a surtar tbm, começou a travar toda hora, as abas do navegador vivem reiniciando automaticamente, agora a grande novidade, começou há uns 3 dias, o Endless reinicia do nada, todo o sistema operacional reinicia, aí eu achei q fosse o Ubuntu pesando a memória sei lá, mas eu não consigo remover o Ubuntu do Dua Boot por nada, o Endless diz q eu não posso mexer nas configurações do notebook, pois uso um sistema Ostree, enfim o q fazer para resolver esse problema??? Como remover o Ubuntu permanente do Dual Boot? Seria interessante fazer download de uma distro Linux mais avançada em recursos e tentar remover o Endless e o Ubuntu por lá, já q ambos apresentam problemas!!!

Funcionalidades do notebook:

16 GB de memória RAM
128 GB de memória SSD
1 terabyte de memória HD
Processador AMD Ryzen 7

A principio o seu notebook não deveria ter problema nem um rodando ubuntu, ele e o endless não devem ter peso muito diferente. Acredito q ao tentar instalar o ubuntu alguma coisa foi feita de forma errada. Eu recomendaria simplesmente escolher a distro que vc gosta mais de usar, e formatar o ssd inteiro com ela.
Acredito que sejá bom também formatar o hd de 1tb.

O motivo dele estar aparecendo no dual boot é que provavelmente vc removeu o / e o /home mas não removeu o /boot. Além disso acredito que seu sistema possa ter começado a travar por lotar o SSD, Normalmente os SSDs ficam muito lentos quando passam dos 90% de capacidade!

vou tentar fazer isso sim, acho q vai ser melhor q só tentar remover o ubuntu do Dual Boot, assim remove todos os problemas da instalação mal feita do Ubuntu!!!

Oq vc pode fazer ent, é criar um pendrive bootavel com gparted, e remover na mão, mas esse procedimento é bem mais difícil do que só formatar e instalar tudo do zero! GParted-livecd