Estou com para iniciar o programa, baixei todas os pacotes anteriores que pedia, mas mostra que o `GLIBC_2.34’ não foi encontrado. Como descrito abaixo:
PROBLEMA :
regianesilva regiane ~ sudo mega
[sudo] senha para regianesilva:
/usr/lib/mega/mega: /lib/x86_64-linux-gnu/libc.so.6: version `GLIBC_2.34' not found (required by /usr/lib/mega/mega)
VERSÃO DO LIBC6
apt policy libc6
libc6:
Instalado: 2.31-13+deb11u7
Candidato: 2.31-13+deb11u7
Sobre a instalação
de acordo com o próprio site do Mega dava essa instrução:
sudo dpkg -i mega_11.0.13-1_amd64.deb
E ao ir executando no terminal, dava aqueles erros de pacotes dependentes e seus nomes, então eu ia baixando os pacotes que faltavam.
OBS
Desinstalei o mega, e fiz de acordo com o seu comando (sudo apt install ./mega_11.0.13-1_amd64.deb), continuo com o mesmo problema com o `GLIBC_2.34’ not found (required by /usr/lib/mega/mega)
O programa em questão exige um requisito mais novo do que tem na sua distribuição, mas como ela é uma distro estável, projetada para servidores que não têm como aguentar contratempos causados por mudanças de versão, isso não vai ocorrer.
Tem várias possíveis soluções – a mais direta, sugerida pelo @Daigo, é mudar para uma distro com pacotes mais novos, talvez até rolling-release.
Se não tiver como mudar de distro, há soluções de container como o Distrobox (que criam um “enclave” contendo uma distro com versões mais novas dos requisitos dentro de sua distro estável).
(Eu até procurei no site, mas não tem um pacote .tar.gz extraível – nesse caso, eu sugeriria uma gambiarra com Flatpak, cujos runtimes trazem glibcs mais novas que a maioria das distros estáveis).
Nas informações do sistema, está avisado que a distro é um derivado do Debian 10, ou seja, essa Glibc nunca vai sair do 2.31.
Pacotes quebrados são bem problemáticos. Com isso, você pode instalar uma distro com foco em biomedicina ou ver se esse software é distribuído em snap, flatpak e/ou appimage.
Se não me falha a memória, o Pop OS ganhou destaque em faculdades estadunidenses por ter em sua loja de aplicativos, softwares especializados em manipulação genética , e outras ciências biológicas.
Creio que usar o Pop OS ou a loja de aplicativos dessa distro, seria uma boa alternativa para estudantes de ciência químicas e biológicas.
Vlw Daigo e parabéns pelo conteúdo do seu site (as videoaulas são incríveis), acredito que vou instalar outra distro (se quiser usar o MEGA software mais atual) e sair dessa arcaica como disseram os colegas aqui.
Que bom que conseguiu solucionar, muita gente acha que o Pop OS é só fama, mas eu li que essas faculdades estadunidenses trocaram, nos cursos de biomedicina, o Ubuntu pelo Pop OS. Logo, acho que é algo a se ficar de olho.
Marketing orgânico (risos)? O Tiger OS está na lista pra eu testar, mas como não tenho outro Pc, fica ruim eu fazer backup só pra fazer troca de distro. Quero um Compaq simples pra testar distros; aí irei instalar o tigrinho kkkkkk
PS: Pronto, ajudei a vender seu peixe, cupade @Daigo kkkkkkk