salve pessoal, tranquilo?
sou novo no linux estou gostando muito e aprendendo muita coisa interessante. Recentimente me deparei com um problema quando conecto o meu celular no laptop que tem o linux com kde-plasma instalado. O sistema reconhece o meu celular e consigo acessar as pasta e os arquivos do dispositivo com o gerenciador do kde, o dolphin porém notei que não consigo move e copiar arquivos entre as pasta de dentro do telefone conectato no laptop via cabo usb. Quando tento realizar a ação de move ou copiar arquivos de uma pasta para outra só aparece a barrinha de progresso carregando e não ação não é concluida, mostrando só carregamento infinito. Sempre que conecto o celular no laptop lembro de ativar a depuração usb e deixar a transferência de arquivos com protocolo mtp ativado também. Não sei se isso acontece porque está faltando algum pacote no sistema ou se é um comportamento comun do dolphin. Se alguém já teve esse problema e conseguiu resolver ou tem idéia do que está acontecendo, já agradeço pelas resposta. segue embaixo um exemplo de como acontece o problema.
Tem muitos anos que parei de usar cabo USB para transferir arquivos entre o celular e o PC.
Funcionava (para mim) quando eu tinha um WindowsPhone (WP8). – Transferia arquivos do WP8 para o Windows, e também para o Kubuntu (usando o Dolphin).
Também funcionava, transferir da câmera digital Sony para o PC.
O processo de “mover” tinha um perigo, pois a “cópia” para o PC era mais rápida – enquanto “deletar” no celular ou na câmera digital era bem mais demorado – mas isso não era visível.
Algumas vezes, desconectei o cabo USB antes da hora, e estraguei um chip de memória do celular. – Ainda estava “deletando” os arquivos. – Nunca mais consegui recuperar aquele chip de memória.
Também aconteceu com a câmera digital – mas essa, tinha um software próprio para “formatar”, e consegui recuperar.
Depois disso, passei a só “copiar” – e depois eu mesmo deletava as fotos no celular e na câmera digital.