Boa tarde, tenho um notebook Dell, e não estou conseguindo realizar o dual boot, nem uma instalação do ubuntu somente, apos instalar o ubuntu , pede para retirar o pendrive e dar enter, ele desliga, liga novamente aparece o logotipo dell e após isso desliga, e só fica nisso, liga até aparecer o logotipo da dell e dps reinicia. alguem tem algum luz ?
Lembrando que, desativei o boot seguro, e o sata mode esta em AHCI.
Man, tenta desativar o Secure Boot, muito provavelmente isso q deve ta ““segurando”” o boot. Tenta isso e depois da o feedback aqui pra gente.
Desculpa @CanalOCaraDoTI2, editei o post, na verdade eu quis dizer que estou com o bot Seguro desativado já, tentei instalar o Ubuntu 20.04 e o kununtu 20.04, não inicia de jeito nenhum
Eu tenho um Dell 7567. Só consegui fazer funcionar entrando na Bios, deletando a atual entrada do BOOT que carrega um arquivo chamado shim ao invés do grub…
Delete a atual, crie outra apontando para o arquivo grub dentro da pasta EFI/BOOT/Grub…
Rapaz… kkkk, desmistifique de uma forma mais didática o que esta falando para que eu possa entender
Vi em um post similar ao meu problema também com um notebook dell, ele desativou o PPT na bios, sabem me dizer o que é isso realmente ?
É isso mesmo, meu amigo só conseguiu instalar num notebook Dell abaixo do G7 desativando o PTT.
Já o meu é um G7 e não tive esse problema.
Entra na Bios apertando F2. Vá em General>Boot Sequence. Delete o atual. Crie outro. Digite o nome do sistema em ‘Boot Option Sequence’ > vá em … . Entre em EFI>ubuntu>grubx64.efi > OK. Salve as configurações e reinicie.
O difícil é tentar instalar e ter que formatar tudo de novo, já fiz isso umas 5 vezes esses dois dias. Eu desativou o PPT antes ou depois de instalar o Ubuntu
Meu amigo desativou depois mesmo, e deu certo, mas pode ser que no seu caso não seja isso.
Vou tentar fazer o do colega abaixo desativando o PPT, depois vou fazer isso
Sim, pode ser que seja diferente, mais vou tentar
PPT é uma segurança que a Dell tem de não iniciar outro Sistema Operacional! ou seja se está ativado com o Windows, só vai funcionar com Windows! agora se vc desativar, colocar Ubuntu e ativar denovo, vc nao consegue instalar o Windows!
Então você acha que se eu desabilitar ele e dar bot pelo pendrive com o Ubuntu e instalar ele ao lado do windows ele inicia ?
Muito provavelmente sim man !!!
Agradeço a todos, irei tentar e dar o retorno para vocês
Fala galera, realizando os testes desabilitei o PPT na bios e resolveu o problema. Agradeço a todos que tentaram me ajudar com isso. VLW pessoal, aos proximos usuários que não conseguirem: Em notebooks da DELL desabilitem o PPT na BIOS (fica na aba segurança) que ele passa a permitir a instalação do ubuntu.
Sim, pois é uma proteção que verifica o SO!
Um dúvida de principiante: Consigo fazer o boot pelo pendrive sem problemas com meu G5, mas quando tento instalar o Ubuntu Studio ele diz que não tem como instalar por falta de HD, como se não estivesse reconhecendo o meu SSD. Isso é devido ao sata mode? ele ainda está em RAID, mas fiquei sem querer mudar pra AHCI precipitadamente pra não perder nada.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.