Problemas ao instalar o kali e o ubuntu

Eu tenho dois notebooks um bem antigo que quero instalar o kali e o outro mais o menos que quero instalar o ubuntu.
No note velho tem tres situações, a primeira (hd interno) eu particiono o disco em “sitema” e “disco local” ponho a iso no “sitema” e marco como ativa, coloco o hd no note e ligo, na tela aparece “sistema operacional não encontrado” ou (segunda) aparece a imagem começo a instalar, mas chega uma hora que ele para e aborta. A outra é quando eu crio um hd bootavel com o yumi, faço tudo corretamente, coloco o hd no note aparece a imagem mas quando clico em graphical install o note da um bipe e la em baixo aparece “failed: no such file or directory”.
Já no note mais novo particiono o disco ponho a iso reinicio o pc e aparece sistema operacional não encontrado. O que tenho que fazer para resolver isso?

Você ja é usuário Linux ou é a primeira vez que você instala Linux?

Eu tinha uma VM do ubuntu mas eu uso o windows

Então vamos la.

Linux não é Windows, ou seja, quase tudo é diferente a forma de se fazer para ter um resultado semelhante.

Durante a instalação do Ubuntu, na parte de formatação, tem a opção de formatação automática que é feita pela própria instalação e tem a formatação avançada, que é o que vc escolheu, é ai que começa a diferença.

No Windows basta vc selecionar uma partição e clicar para prosseguir, porém no Linux tem que mostrar para o sistema o que ele tem que fazer, ou seja, tem que definir os pontos de montagem.

No video abaixo o Dio explica como é feita a formatação avançada:

Alguns adendos para que você não fique tão perdido.

/EFI → ponto de montagem para ser instalado o grub UEFI, existe também o grub no modo legacy para maquinas mais antigas ou para as mais novas em que esta setado na bios a utilização de legacy ao invés de UEFI.

/ → chamado de “raiz” ou “root”, é a onde o sistema será instalado

swap → é a memória virtual, que no linux é chamado de swap, no Windows existe o pagefile, porém é um arquivo ao invés de uma partição, já no linux você pode criar uma partição do tipo swap ou um arquivo swapfile. No caso do swapfile requer algumas configurações avançadas (exige uso do terminal).

/home → é a onde será criada a pasta do(s) usuário(s), não há necessidade de criar uma partição extra para a home, e quando isso não ocorre, será criado dentro do “/”.

1 curtida

qual o intuito de instalar o kali? vc é estudante de segurança?

Sim, e eu me interesso por hacking tambem

1 curtida

cara eu sinceramente não recomendo vc instalar o kali, ainda mais no seu caso que é bem iniciante em Linux.
Sem uma BASE forte de Linux vc não conseguirá avançar muito em seus estudos em segurança seja ofensiva ou defensiva. Recomendo vc pegar uma distro normal/crua, e construir sua própria distro focada em segurança. Eu estou trabalhando em um post para meu blog exatamente sobre esse assunto se quiser eu te mando quando tiver pronto, vc usa twitter?

eu tenho mas não uso muito mas se vc quiser me mandar pode.

Dando meus pequenos palpites de iniciante no Linux. Se vc quer começar a estudar segurança no Linux, deveria usar o note mais novo pra isso. O mais antigo, deixa pra uso normal com uma distro mais leve (Lubuntu, Xubuntu ou Puppy_OS). E sugiro começar se habituando a rede TOR e uma distro mais privativa - no caso, seria bom comçar conhecendo o Tails.
Aqui tem um vídeo do @Dio falando de privacidade, TOR e Tails, com links legais na descrição:

E deixa o lap mais antigo para fazer coisas mais leves, como navegar e usar o LibreOffice. Dá pra ter uma ideia do Puppy aqui: Puppy Linux - uma distro realmente leve! - YouTube

E do Xubuntu/Lubuntu aqui: Ubuntu Flavours: Conheça as 7 versões oficiais do Ubuntu 20.04 LTS - YouTube

cara se quiser a gnt troca uma ideia, segue/chama lá @doretox

por qual motivo ele iria começar com isso?

Pra ele ver como funciona uma distro que dá mais privacidade e no que ela é diferente de OS que não dão o mesmo nível de privacidade. Como eu disse, é bem palpite que comentei acima, mas me parece um passo lógico - conhecer algo seguro e ver as diferenças com ambientes menos seguros para entender as vulnerabilidades
E Tails é uma distro bem leve, já que roda em XFCE (se não me engano). Vai rodar bem nos notebooks dele, mesmo em modo Live USB

1 curtida

Eu respeito sua opinião, mas segurança não tem absolutamente nada a ver com ser anonimo online

1 curtida

Eu consegui resolver o problema da imagem do ubuntu 20.04 e do kali linux com o etcher portable.