Problemas ao instalar Linux Deepin no Positivo Motion Gray Q418C-S

Olá pessoal! Como vocês estão?

Só para avisar eu não tenho parafusos e sou um pouco completamente excêntrica, isso é um pedido de ajuda, mas está tragicómico. #Textão

Sou nova aqui na comunidade e tudo mais, não me perguntem o porquê eu decidi conhecer o universo Linux… Está bem, eu explico. Podem me bater se for o caso. Usei o “deepin” em um computador de um amigo… Não é que eu gostei? Gostei muito.

Foi uma maravilha, podem me julgar que eu gostei por causa da estética… É lindo e muito fácil e intuitivo para mim. Tenho TDA é o TDAH, porém sem o H e achei muito limpo para trabalhar.

Gostei desse Deepin, claro que vou instalar no meu Positivo Motion Gray Q418C-S e dará tudo certo, não é?

Já vou adiantar que não deu nada certo… Quase desisto da minha Jornada Linux de primeira, sempre é cedo demais para começar e nunca é tarde demais para desistir… Tenho uma animação de doer e a perseverança e resiliência é baixa.

Quero ajuda de vocês para não desistir do Universo Linux ainda. :upside_down_face:

Só que a Lei de Murphy existe, tudo que poderia dar errado deu extremamente errado, no bom liguajar… Deu ruim, para mim tinha que dar tudo errado ao instalar o Deepin aconteceu. Não funcionou o touchpad, nada de funcionar o áudio, nem mesmo a maldita placa de rede foi reconhecida. Juro que tentei com muito esforço fazer tudo o que fosse necessário com tutoriais do Youtube e com as dicas do Fórum.

Só que como o Deepin lindo e maravilhoso não vai rolar… Mesmo assim eu preciso que essa máquina sobreviva e seja minimamente funcional. Tenho essa carroça e precisei colocar o W10 para poder tentar fazer as atividades, trabalho produzindo conteúdo e criando roteiros e textos por fora da minha atividade principal… Esse laptop só serve realmente para escrever e ver meus vídeos de pesquisa e referência.

Só que está impossível usar o Zoho Writer no W10 e W11 e qualquer navegador chora para abrir umas duas ou três guias no Opera. Sou apenas uma criative copywriter em desenvolvimento, as atividades que desemprenham são básicas. Apenas preciso que o editor de texto funcione bem é que dê para assistir algumas coisinhas.

Ouvi dizer que há Distro Linux que levanta até defunto… Eu só tenho um Zumbi, não morreu ainda essa carcaça tecnológica.

Para alguém que gosta de uma estética linda e não tem como ter um Hackintosh…
1- Porque não tenho máquina para isso, como eu disse tenho um Positivo da Desgraça; 2- Não tenho dinheiro para isso… por isso tenho o Positivo da Desgraça.

Para quem precisar saber o Positivo Motion Gray Q418C-S é uma Wandinha! É só desgosto…

Tem um SSD de 128GB, 4GB de RAM da pior qualidade e um processador Intel(R) Atom™ x5-Z8350 CPU @ 1.44GHz 1.44 GHz… Para resumir… É ruim! Porque eu tenho ele? Falta de opção mesmo. Tem alguns detalhes que eu gosto na verdade…

É leve, é pequeno, pasme que eu gosto do teclado e por alguma magia de alguma entidade demoníaca ou ser transcendental de boa índole a bateria tem uma boa durabilidade. Juro para vocês que esse laptop parece mais um tablet com teclado do que qualquer coisa.

• Vamos aos pedidos!!!

Quero que vocês me digam uma versão Linux que fará esse negócio funcionar e que não vá exigir que eu tenha uma perícia de uma Jedi ou que eu fique tão furiosa que queira me tornar uma Sith. Não quero ter que ficar corrigindo 123987 milhões de erros de drivers ou incompatibilidades.

Ao mesmo tempo algo que seja agradável aos olhos, ao menos um pouco.

Só para adiantar após desistir do “deepin tentei outras coisitas”, só que esse trambolho aqui por algum motivo sempre tem algum problema com drive. Tem alguma Distro interessante à prova de idiotas? Sim, eu sou uma idiota - sou o terror de qualquer tecnologia… Chamam- me de “usuária”.

Espero que ao menos vocês tenham rido um pouco, porque eu estou quase chorando com essa desgraça na mão.

Vamos ressuscitar um Positivo?

Por favor me ajudem e façam com que eu viva o Milagre do Linux… Algum dia poderei colocar no meu LinkedIn como habilidades.

2 curtidas

Você pode experimentar o Zorin OS Lite, voltado para máquinas mais modestas.
Tem um visual relativamente bonito.
Caso queira, antes de instalar, pode “rodar” direto do pendrive para você dar uma olhada.

1 curtida

Vou tentar aqui… @wmassis vou tentar até a outra versão. Verei se tudo funciona bem antes de instalar. Sei que esse meu notebook é na verdade um tablet, só que preciso que ao menos o básico funcione.

2 curtidas

Olá @Liv_Florenzano, tudo bem contigo?

Olhando no site do fabricante, tenho a impressão de que este é mais um daqueles modelos com placa-mãe de Tablet. Se este for o caso, possivelmente você terá que fazer muitos testes até ter uma experiência estável em uma distro Linux.

Se você utilizar a ferramenta de busca aqui do fórum, vai encontrar outras discussões sobre modelos similares da Positivo.

A lado “positivo” é que você não precisa instalar as distros para testar, basta gerar um pen-drive de testes (live pendrive) e testar quantas distros quiser sem precisar formatar.

Adendo: Linux não faz milagre, alguns equipamentos simplesmente não tem poder de fogo suficientes para usar softwares atuais sem sacrificar a produtividade.

:vulcan_salute:

2 curtidas

@eddiecsilva então que a aventura comece…

Vamos testar, testar e testar mais um pouco. Fiz umas pesquisas aqui e achei o Elementary e o Endless OS amistosos para mim. Vai que funciona.

1 curtida

Estas duas distros não são focadas em equipamentos com pouco processamento. Mas, nada impede que você teste. :wink:

Sugiro testar também outras opções como o Lubuntu, Linux Mint, Zorin os Core e Linux Lite.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Bom dia, lá vão dois dedos de contribuição de quem teve uma jabiraca ainda mais mal falada, o infame “Positivo Motion Plus Q432A”…
Assim que formatei, tive problema com conexão à internet. A solução foi desabilitar o secure boot na BIOS. Após isso, não tive mais problemas com WiFi.
As distribuições que melhor lidaram com esse notezinho foram o Debian (na época tinha que habilitar o “non-free” mas hoje não precisa e deve dar certo de cara), o Solus (hoje, esse parece que está definhando) e o Archlinux (esse demanda uma dedicação adicional na pós instalação, assim como o Debian).
No mais, infelizmente, as interfaces mais legais não eram muito amigáveis ao notezinho. Então tinha que me virar com LXqt, Mate e Xfce. A mais “invocadinha” que ele rodava bem era o Budgie e o KDE, com quase todos os efeitos bacanas desabilitados.
Esse note da positivo faz “passar um nervoso”, mas a duração da bateria é fora da curva realmente e portabilidade é muito boa. Não desista do bichinho, o meu me fez tanta raiva que terminei sentindo falta quando ele “pereceu”… :sweat_smile:

3 curtidas

@eddiecsilva o Zorin foi muito simpático, só demonstrou uma inconsistência com a minha saída de som… Algo que talvez eu consiga resolver. O demais funcionou muito bem e não usou tanta RAM, até me emocionei.

2 curtidas

Justamente a bateria e a portabilidade é que me cativam. Juro para você que se eu fosse mais louca trocava por uma máquina de escrever :rofl:

Estou indo na base dos testes. Gosto desse Positivo mais pelo aspecto físico, é que eu me recuso a gastar R$2500,00-3000,00 num notebook que só vou usar para digitar e abrir uma aba ou duas no Youtube.

1 curtida

Tem grande chances de sua placa de som ser uma essx8336, esta placa de som trabalha com SOF e precisa de alguns drivers e firmwares.

No ubuntu 24 testei essa placa e esta tudo funcionando por padrão.

Poderia postar o arquivo gerado do comando alsa-info e colocar a saída do comando dmesg > dmesg.txt por favor.

pelas configurações vale a pena testa: zorin os / linux mint / big linux ou voyager oque estou usando recentemente e ele é muito bonito