Problemas ao desligar notebook com linux mint 19.3

Ola, sou nova aqui é nem sei se estou realmente no tópico certo pra tirar minha duvida kkk sorry .
Bom agnt vem ocorrendo problemas no linux mint 19.3 no meu notebook, fora os travamentos que as vezes rola, quando vou desligar o notebook ele não desliga de fato o notebook continua ligado com logo da distro, ai sou obrigada a matar o sistema no botão desligar. Alguém aqui já teve esse problema ?Ou tem noção do que pode ser ?

1 Curtida

No meu Desktop para jogos, acontece com Manjaro, mas é algo bem raro, demorando entre 2 a 3 minutos para desligar.

Já no meu Notebook, aconteceram duas vezes com OpenSUSE, de demorar 30 minutos desligando com a logo na tela, só não passou de 30 minutos porque nestas duas vezes eu desliguei no botão.

Eu acredito que isto esteja relacionado com o SystemD, é o Daemon responsável pelos serviços, inclusive desligamento, e não sei se existe algum meio para evitar esta demora.

Com você esta demora acontece com que frequência? Todas as vezes ou algumas vezes?

Caso você esteja usando mouse USB no notebook, e você tem o costume de clicar em “Desligar” e já remover o USB do mouse… experimente remover o mouse antes de desligar, ou desligue o sistema primeiro, para depois remover o mouse… em outras palavras… evite remover o mouse do USB “enquanto estiver desligando”.

Estou realizando este teste do mouse no dia a dia, pra ver se existe alguma relação na prática.

1 Curtida

Sim, eu uso mouse USB tbm vou reparar nisso agora. Isso acontece com muita frequência inclusive fico preocupada com fato de desligar direto no botão já que o hardware é antiguinho.

1 Curtida

Deve ser um problema com o systemd, quando eu usava debian num dell inspiron acontecia o mesmo.

1 Curtida

Neste momento aperte a tecla Esc e aí mostrará o modo texto, de onde poderá ver qual o serviço está impedindo do sistema desligar.

1 Curtida

valeu pela informação