Boa tarde a todos.
Criei uma conta aqui no fórum, pois preciso de ajuda e não encontrei nenhum problema parecido com solução na internet.
Estou usando o Ubuntu 24.04 LTS e estou tendo um problema bem chato com o áudio do sistema. Utilizo uma soundbar da Knup para uso geral, mas quando preciso entrar em alguma chamada eu mudo o dispositivo para meu headset, um Redragon Zeus. Sempre que mudo o dispositivo de saída de áudio, o sistema passa a funcionar em apenas um deles depois.
Por exemplo: se estou usando a soundbar e alterno para o headset, o áudio fica com um chiado por alguns segundos e então funciona normalmente. Mas assim que vou mudar novamente para a soundbar, o som simplesmente para de funcionar, e para resolver eu preciso desplugar meu headset do PC e reiniciar o sistema com ele desplugado.
Já tentei alguns métodos como reinstalar o Pulseaudio, reiniciar o Alsa, usar o Alsa Mixer para checar se o dispositivo não estava mutado por algum motivo, mas nada funcionou.
Se alguém souber como resolver o problema seria de grande ajuda e agradeço desde já.
O Ubuntu 24.04 não usa o pulseaudio server nativamente. Ele usa um plugin do pulseaudio rodando acima do pipewire. Então os comandos do pulse para reiniciar o servidor de som não são exatamente o melhor caminho nesse caso.
Dito isto, o caminho mais fácil para gerenciar o roteamento de som é utilizar o PulseAudio Volume control que funciona perfeitamente. Nele você pode melhor gerenciar entradas e saídas e profiles dos dispositivos de áudio.
Abra a loja de aplicativos e instala o PAVUCONTROL
OBS: uma coisa estranha quanto a essas mudanças de headset, bluetooth, speakers e outros devices as vezes acontece comigo aqui quando utilizo a configuração de áudio do sistema pelo app de configurações do próprio sistema. Por isso prefiro utilizar o app que falei.
Para que tenhamos uma visão mais clara do processo de troca de dispositivos de som, grave/capture a tela, se puder, realizando as atividades. Ou então faça print da tela com a configuração do antes e depois.
Aqui está. É uma troca simples mesmo, até fiz usando o app que você indicou.
Nesse caso, o “USB Audio and HID” é a minha soundbar, e o “USB Audio Device” é meu headset. Depois de ter trocado, o áudio na minha soundbar parou de funcionar, mas enquanto escrevia aqui percebi que após uns 4 ou 5 minutos ela volta a funcionar.
Já é melhor do que ter que reiniciar o PC sempre, mas ainda é um problema bem chato.