Boa tarde a todos.
Criei uma conta aqui no fórum, pois preciso de ajuda e não encontrei nenhum problema parecido com solução na internet.
Estou usando o Ubuntu 24.04 LTS e estou tendo um problema bem chato com o áudio do sistema. Utilizo uma soundbar da Knup para uso geral, mas quando preciso entrar em alguma chamada eu mudo o dispositivo para meu headset, um Redragon Zeus. Sempre que mudo o dispositivo de saída de áudio, o sistema passa a funcionar em apenas um deles depois.
Por exemplo: se estou usando a soundbar e alterno para o headset, o áudio fica com um chiado por alguns segundos e então funciona normalmente. Mas assim que vou mudar novamente para a soundbar, o som simplesmente para de funcionar, e para resolver eu preciso desplugar meu headset do PC e reiniciar o sistema com ele desplugado.
Já tentei alguns métodos como reinstalar o Pulseaudio, reiniciar o Alsa, usar o Alsa Mixer para checar se o dispositivo não estava mutado por algum motivo, mas nada funcionou.
Se alguém souber como resolver o problema seria de grande ajuda e agradeço desde já.
O Ubuntu 24.04 não usa o pulseaudio server nativamente. Ele usa um plugin do pulseaudio rodando acima do pipewire. Então os comandos do pulse para reiniciar o servidor de som não são exatamente o melhor caminho nesse caso.
Dito isto, o caminho mais fácil para gerenciar o roteamento de som é utilizar o PulseAudio Volume control que funciona perfeitamente. Nele você pode melhor gerenciar entradas e saídas e profiles dos dispositivos de áudio.
Abra a loja de aplicativos e instala o PAVUCONTROL
OBS: uma coisa estranha quanto a essas mudanças de headset, bluetooth, speakers e outros devices as vezes acontece comigo aqui quando utilizo a configuração de áudio do sistema pelo app de configurações do próprio sistema. Por isso prefiro utilizar o app que falei.
Para que tenhamos uma visão mais clara do processo de troca de dispositivos de som, grave/capture a tela, se puder, realizando as atividades. Ou então faça print da tela com a configuração do antes e depois.
Aqui está. É uma troca simples mesmo, até fiz usando o app que você indicou.
Nesse caso, o “USB Audio and HID” é a minha soundbar, e o “USB Audio Device” é meu headset. Depois de ter trocado, o áudio na minha soundbar parou de funcionar, mas enquanto escrevia aqui percebi que após uns 4 ou 5 minutos ela volta a funcionar.
Já é melhor do que ter que reiniciar o PC sempre, mas ainda é um problema bem chato.
O que eu descobri é que algumas classes de placa mãe vem com uma opção ativa por padrão uma função chamada automute que muta a saida trazeira quando algo é conectado ao painel frontal, a solução pra mim foi acessar o alsamixer pelo terminal, identificar a interface de audio desejada e desabilitar essa função. Vê aqui? Auto-mut estava habilitado fica lá no final. Você disse que já usou o alsa , mas pra verificar se o dispositivo estava mutado. A minha interpretação dessa frase foi que você checou se o volume lá estava 0 como você não mencionou especificamente a função auto-mut habilitada ou desabilitada acho que pode ser que não tenha visto isso. Pra todo caso esse post já tem 1 ano e você já deve ter resolvido esse problema, mas pra quaisquer outras pessoas principalmente com hardware amd tiverem o mesmo problema, tentem isso. Tudo começou quando eu estranhei o fato de ambos dispositivos tinham o mesmo nome algo com 17h/19h que eu não sabia o que significava:
O google retornou isso “Family 17h/19h”
refere-se a uma família de arquiteturas de processadores AMD (Ryzen), especificamente um identificador usado pelo sistema para reconhecer e gerenciar o controlador de áudio de alta definição (HD Audio Controller) integrado nesses chips, sendo comum encontrar problemas de áudio (como microfone estourado, volume baixo, ou não reconhecimento de dispositivos) em sistemas Linux devido a drivers ou configurações, como ALSA/PipeWire/PulseAudio.
E daí eu comecei a pesquisar a partir dai pra encontrar bugs e configurações de audio que nunca foram exatamente minha área de interesse, Tudo que eu queria era deixar meu headset e minha caixa de som ambos ligados o tempo todo e selecionar qual eu vou usar manualmente. Talvez esse problema sempre tenha estado lá, mas eu usei notebook por muitos anos, e também, acho que é uma das primeiras vezes em muito tempo que tenho a combinação UBUNTU, CAIXAS DE SOM E HEADSET coexistindo no mesmo pc simutaneamente. Vivendo e aprendendo, Vejo certa utilidade prática nessa opção pra pessoas que conectam e desconectam o fone com frequencia o que de novo é banal em um notebook. Mas definitivamente não é esse o meu caso, meu desktop principal é de uso exclusivo, diário para lazer e trabalho e eu me esforço para manter um padrão de setup que encaixe perfeitamente no meu uso e não necessite de ajustes finos continuos.