Do nada a steam do meu linux mint parou de funcionar as bibliotecas 32 bits!
alguém teve esse problema?
como que resolve?
Cópia e cola todos os nomes que aparece, aí você apenas usa o apt install no terminal e cola que vai baixar oque é preciso
já tentei! não baixa.
Não é um problema, você não ativou o suporte a i386 no dpkg, use a Steam Flatpak e seja feliz
@SuperSayajin Se não quiser usar a Steam Flatpak, como o amigo @Natanael.755 sugeriu, rode o seguinte comando no terminal para adicionar o suporte a pacotes 32-bit:
sudo dpkg --add-architecture i386
Com isso, você pode instalar os pacotes pelo Gerenciador de Aplicativos ou Synaptic, ou instalá-los pelo próprio terminal mesmo:
sudo apt update && sudo apt install libxcb-res0:i386 libvdpau1:i386 libtiff-dev:i386 libxcb-render0:i386
agora não entedi! o meu sistema tá instalado a uns 3 anos! e a steam tava funcionando normalmente, e do nada começa dar esses erros e parar de funcionar! oque houve? não fiz nada de diferente!
libtiff.so.4 não tem nos Ubuntus mais recentes ela tem falhas graves de segurança para estar em nível aberto no sistema
sudo ln -s /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libtiff.so.6 /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libtiff.so.4
Pula a verificação, mas o melhor é usar flatpak
Ok, errei o pacote então ![]()
Pode desinstalar o libtiff-dev:i386, se ele não estava instalado anteriormente.
Essa dependência mencionada no erro é o libtiff versão 4, mas essa versão do pacote não é incluída nos repositórios das distribuições atuais há um bom tempo.
Eu tenho uma máquina virtual com o Linux Mint aqui, para testes, e instalei o Steam pelos repositórios para dar uma olhada. Aqui, ele baixou o libtiff6:i386. Tente instalar esse pacote e veja se resolve.
Se ainda der erro, qual é a versão do Linux Mint que você está usando? Todos os pacotes estão atualizados?
Provavelmente uma atualização massiva, baixa a steam de novo ou usa flatpak
Linux Mint 21.3
sudo apt-get install libtiff6:i386
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências... Pronto
Lendo informação de estado... Pronto
E: Impossível encontrar o pacote libtiff6:i386
Tá explicado, a versão mais recente do Linux Mint é a 22.3. A versão 21.3 ainda tem suporte, que se estende até 2027, então você não precisa atualizar pra versão mais recente ainda (mas eu recomendo).
Primeiro de tudo, atualize todos os programas e pacotes do seu computador. Abra o Gerenciador de Atualizações do Linux Mint, verifique por atualizações e instale tudo. Reinicie o computador. Daí sim, tente abrir o Steam — se der o mesmo erro, tente instalar o pacote libtiff4:i386.
Se não der certo, atualize para a versão mais recente do Linux Mint usando o próprio Gerenciador de Atualizações, indo no menu “Editar” > “Atualizar para o Linux Mint […]” — ou, use a versão empacotada como Flatpak do Steam.
Caso acabe tentando muito e não resolvendo apenas va de flatpak e seja feliz
@JsLinux @RioMcCloud @Natanael.755 Não Uso Flatpak, snap, appimage!
somente .deb
esses formatos genéricos são a decadência do linux!
Se usasse seu problema estaria resolvido, a única coisa que te resta é atualizar o Mint pro 22 e baixar o novo pacote .deb