Esse problema já tinha ocorrido antes e tentei usar o boot-repair que não ajudou em nada e resolvi reinstalar o sistema.
Situação:
Estou com um problema em relação ao boot do meu notebook pois por um bom tempo eu estava usando o KDE Neon em dual boot com o Windows 10 (Em modo UEFI) e de forma aleatória o Windows começou a sobrepor a inicialização do KDE Neon. Alguém sabe como posso resolver?
Obs: Uso dois HDs um com o KDE Neon (Hitachi) e outro com o Windows (WDC) | Secure boot desabilitado
Olhei a imagem, li a questão do OP, e não entendi a menção à hora e data. ─ Mas isso costuma ocorrer em dualboot com Windows, pois o Linux usa hora UTC no relógio do sistema, enquanto o WIndows usa hora local. ─ A cada vez que se carrega o Windows, ele altera a hora do sistema.
Quero dizer que em vez de iniciar pelo HD que tem o KDE Neon, ele inicia o Windows sem a opção de selecionar o sistema desejado sendo que na Bios eu deixei esse HD como prioridade. Até agora só estou usando o Windows pois não estou conseguindo iniciar o grub.
Percebi que eu não tinha mais o grubx64 do neon só o shimx64 (creio ser o modo de inicialização segura) pois aparecia uma msg de erro quando chegava na parte de instalar o grub. Então criei um live cd do neon e deletei a entrada do Neon no efibootmgr e tentei executar os comandos desse tópico novamente e não deu certo pois ele sempre ia pra partição do windows onde tinha o bootloader do windows, mas não queria isso pois eu tinha criado um pro Neon no próprio HD dele. Quando instalei o sistema eu tinha criado as seguintes partições:
/dev/sdb1 → /boot/efi (fat32) de 520MB
/dev/sdb2 → / de 120GB
/dev/sdb3 → /home com o restante do HD de 500GB
obs: não criei swap pois tenho memória ram de sobra e não executo aplicações muito pesadas como vbox, android studio e afins…
Algum de vcs sabem como resolver a partir daqui? Pois se eu reinstalar o sistema de novo pode ser que no futuro ocorra o mesmo problema como já tinha ocorrido anteriormente.
Se quiserem posso entrar novamente no live cd e mostrar cada msg que aparece no terminal na hora em que eu tento instalar o grub novamente.
Só que quando reiniciei o notebook o grub voltou a aparecer. Aparentemente o ato de criar novamente a entrada UEFI do KDE Neon fez com que o grub voltasse a ser reconhecido.
Perfeito! Os arquivos de instalação na partição efi continuaram lá. Então só precisava readicionar a entrada na NVRAM (com o comando efibootmgr).
Vc não precisa reinstalar o grub se os arquivos do grub continuam lá. Aliás, o grub-install também cria uma entrada na NVRAM, por isso que funciona também na maioria dos casos. Mas se mesmo assim vc quiser instalar ele novamente, vai precisar remontar a partição efi com permissão de gravação mount -o remount,rw /boot/efi. E no comando grub install eu pessoalmente prefiro indicar o disco para instalação do que a partição e também o método de boot com a opção --target=x86_64-efi pra garantir que será instalado como efi.
Infelizmente o problema voltou a ocorrer de novo. Tentei executar o comando gurb-install --target=x86_64-efi /dev/sbd1 e ele não permite mesmo tendo remontado com permissão de escrita. Ta aqui uma sáida do terminal:
Não entendi o que vc quis fazer aí… Porque o chroot? Inclusive a entrada do KDE neon deve estar lá ainda, só precisa alterar a ordem de boot padrão com a opção --bootorder
Segundo ponto é que recriar a entrada ou copiar novamente os arquivos do grub não vai resolver o problema do windows ficar reescrevendo a inicialização padrão do computador. Veja esse tópico:
Meu notebook é da Lenovo e não sabia desse detalhe. Consegui recriar a entrada e no cmd do Windows coloquei o comando Bcdedit /set {bootmgr} path \EFI\neon\grubx64.efi
Em relação ao chroot foi porque eu tinha montado a partição /boot/efi dentro do /mnt , mas creio que não tinha necessidade.