Galera, desculpe estar sendo inconveniente, mas eu realmente não sei o que fazer. Já tentei Mint, Zorin, Bazzite, voltei para o Mint e agora estou no Cachy, mas este problema está me perseguindo. Alguns aplicativos (principalmente jogos) insistem em abrir nos gráficos integrados em vez da dedicada, e eu não faço a mínima ideia de como mudar isso. Tentei acessar o app da Nvidia, mas não tem nenhuma informação que se aproxime de opções de gráficos, não acho nada. Mudei alguma coisa na configuração de energia e resolveu para o CS2, mas para outros jogos continua na mesma.
Eu sou um dos novos que está tentando iniciar sua vida na tecnologia no Linux agora. Já usei Ubuntu há muito tempo e, mais recentemente, em um curso, mas sempre para coisas básicas, nunca me aventurei em nada mais profundo. Quero transicionar de vez do “Windows” para o Linux. inclusive confesso que já tentei desistir, reinstalei o windows 10 novamente, mas quando começou a travar por causa de serviços inúteis, consumindo muita RAM e processamento desnecessariamente, voltei a tentar, pois a experiencia com o Linux, ao menos no uso básico do sistema operacional (assistir serie, baixar torrents, navegar na internet, ouvir musica, usar inúmeras abas do navegador, multitarefas em geral, personalização da interface KDE, a possibilidade de usar apps de android via Waydroid) me foi bem mais agradável e fluída.
Só que minha dificuldade tem sido deixar o PC redondinho não só para mim, mas porque outras pessoas, que são quase completamente leigas em relação a este meio, também vão usar este mesmo PC.
Ja tentei usar comandos como “DRI_PRIME= 1 %command%”, (que vi aqui no fórum mesmo) mas não funciona, neste caso o jogo fecha em seguida.
Alguém saberia me dizer de uma vez por todas como eu mudo esses gráficos integrados? E desculpe se a pergunta foi b_rra, mas realmente não acho nada em português nem em inglês sobre isso. Sempre acabo esbarrando em inúmeros tutoriais de Windows ou um rabbit hole de terminais “intermináveis” que quando tento replicar, acabo tendo que reinstalar a distro pois quebro o sistema, não importa o que eu pesquise.
Detalhes do meu setup:
Sistema operacional: CachyOS Linux
Versão do KDE Plasma: 6.5.5
Versão do KDE Frameworks: 6.22.0
Versão do Qt: 6.10.1
Versão do kernel: 6.18.6-2-cachyos (64-bit)
Plataforma de gráficos: Wayland
Processadores: 8 × Intel® Core™ i7-7700 CPU @ 3.60GHz
Memória: 32 GiB de RAM (31,2 GiB utilizável)
Processador gráfico 1: NVIDIA GeForce RTX 2060
Processador gráfico 2: Intel® HD Graphics 630
Fabricante: Gigabyte Technology Co., Ltd.
Nome do produto: B150M-D3H DDR3