Problema para logar no banco de dados pelo MySQL Workbench no Linux (Manjaro)

Olá amigos,

Estou encontrando dificuldade em conectar ao servidor do MySQL pelo ‘MySQL Workbench’ no Linux, mais especificamente na distribuição Manjaro com interface KDE. Eu consigo acessar e editar o banco de dados tranquilamente pelo terminal através do comando (inserindo posteriormente a senha que eu mesmo defini):

$ mysql -u root -p

Inclusive criei um outro usuário com todas as permissões e também consigo acessar pelo terminal. O meu problema está ao tentar conectar com o Workbench. Não consigo conectar e aparecem as seguintes mensagens: (Canto inferior direito da imagem no fim do tópico).

Essas são as configurações do servidor que eu quero me conectar até então: (imagem de fundo da montagem do fim do tópico)

Já tentei mudar o hostname para [127.0.0.1] e não funcionou. Quando tento salvar a senha inclusive nas configurações aparece essa outra mensagem: (canto superior direito da montagem)

Alguém saberia me ajudar? Alguns amigos me indicaram testar se ele está rodando localmente na minha máquina e na porta 3306. Mas não sei como fazer ou ver essas informações. Quando, através do Workbench, eu tento conectar pelo terminal nessa mesma configuração aparece essa mensagem:

Sendo que quando eu conecto pelo terminal sem ser dessa forma funciona:

Na imagem abaixo no canto superior direito a mensagem que aparece ao tentar salvar a senha. No canto inferior esquerdo a mensagem que aparece ao tentar conectar através do Workbench. No canto inferior direito temos a tentativa de se conectar através do workbench usando a linha de comandos e a mensagem ao se conectar pelo terminal usando o comando “mysql -u root -p”.

Alguém tem alguma ideia? Qualquer ajuda é bem vinda!! :slight_smile:

Ps: desculpem a montagem o site só me permite postar uma única imagem.

Você tentou logar sem salvar o password? Se sim e continuou com o erro, tenta instalar o gnome-keyring

2 curtidas

Gnome-Keyring? Isso funcionaria em uma distribuição sem ter o Gnome?

2 curtidas

Rapaz, nas versões mais novas do MySQL eles estão bloqueando completamente o acesso remoto do root, veja se isso te ajuda: permissions - After fresh install of mysql-server, can't log in with `mysql root -u` - Unix & Linux Stack Exchange

1 curtida

Se eu entendi, não seria meu problema, porque eu consigo logar e modificar o banco usando o comando “mysql -u root -p”. Pelo que entendi do tópico desse site a dificuldade era em se logar nesse caso. Ou entendi errado? O meu problema é apenas em conectar no Workbench.

Agora estou conseguindo conectar pelo terminal no MySQL Workbench. O que eu fiz foi criar um link para o arquivo mysql.sock que ele pedia na mensagem de erro para a pasta /tmp. Só que ainda continuo sem conseguir logar no próprio programa…

Consegui, a dica do gnome-keyring agora funcionou, depois de criar o link!! Muito obrigado a todos que ajudaram!!!

2 curtidas

Sei que já responderam, mas estou comentando para o resto do pessoal: o problema era para o Workbench salvar a senha no sistema, não para logar no MySQL. Por isso o keyring era necessário.

3 curtidas

só para deixar registrado, eu estava com o mesmo problema e a solução acima funcionou perfeitamente pra mim também, e antes disso eu estava utilizando o DBeaver Communit pois conectava de boa com o mariaDB e a interface é bem parecida com o Workbench, fica a dica.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.