Estou encontrando dificuldade em conectar ao servidor do MySQL pelo ‘MySQL Workbench’ no Linux, mais especificamente na distribuição Manjaro com interface KDE. Eu consigo acessar e editar o banco de dados tranquilamente pelo terminal através do comando (inserindo posteriormente a senha que eu mesmo defini):
$ mysql -u root -p
Inclusive criei um outro usuário com todas as permissões e também consigo acessar pelo terminal. O meu problema está ao tentar conectar com o Workbench. Não consigo conectar e aparecem as seguintes mensagens: (Canto inferior direito da imagem no fim do tópico).
Essas são as configurações do servidor que eu quero me conectar até então: (imagem de fundo da montagem do fim do tópico)
Já tentei mudar o hostname para [127.0.0.1] e não funcionou. Quando tento salvar a senha inclusive nas configurações aparece essa outra mensagem: (canto superior direito da montagem)
Alguém saberia me ajudar? Alguns amigos me indicaram testar se ele está rodando localmente na minha máquina e na porta 3306. Mas não sei como fazer ou ver essas informações. Quando, através do Workbench, eu tento conectar pelo terminal nessa mesma configuração aparece essa mensagem:
Sendo que quando eu conecto pelo terminal sem ser dessa forma funciona:
Na imagem abaixo no canto superior direito a mensagem que aparece ao tentar salvar a senha. No canto inferior esquerdo a mensagem que aparece ao tentar conectar através do Workbench. No canto inferior direito temos a tentativa de se conectar através do workbench usando a linha de comandos e a mensagem ao se conectar pelo terminal usando o comando “mysql -u root -p”.
Se eu entendi, não seria meu problema, porque eu consigo logar e modificar o banco usando o comando “mysql -u root -p”. Pelo que entendi do tópico desse site a dificuldade era em se logar nesse caso. Ou entendi errado? O meu problema é apenas em conectar no Workbench.
Agora estou conseguindo conectar pelo terminal no MySQL Workbench. O que eu fiz foi criar um link para o arquivo mysql.sock que ele pedia na mensagem de erro para a pasta /tmp. Só que ainda continuo sem conseguir logar no próprio programa…
Sei que já responderam, mas estou comentando para o resto do pessoal: o problema era para o Workbench salvar a senha no sistema, não para logar no MySQL. Por isso o keyring era necessário.
só para deixar registrado, eu estava com o mesmo problema e a solução acima funcionou perfeitamente pra mim também, e antes disso eu estava utilizando o DBeaver Communit pois conectava de boa com o mariaDB e a interface é bem parecida com o Workbench, fica a dica.