Problema para instalar o Fedora

Oi pessoal. Eu estou tentando instalar o Fedora no meu notebook mas não estou conseguindo. Eu consigo criar o drive usb do Fedora, o sistema inicia mas quando eu clico apara abrir o instalador, ele não abre. Já tentei com as versões 33, 34 e 35 do Fedora e é a mesma coisa. Alguém pode me ajudar?

Olá e boas vindas ao fórum :wave:
Qual programa você usou para criar o pendrive de boot? O mais indicado é o Balena etcher.
Qual o seu hardware?
Você desativou o secure boot e o fast boot?

1 curtida

Oi. Obrigado pela resposta. Eu tentei usar tanto o criador de USB do Fedora quanto o Balena Etcher. Sim, eu desativei o secure boot e o fast boot. Como eu disse, o sistema inicia normalmente, mas quando eu clico para abrir o app de instalação, aparece como se ele estivesse carregando, mas acaba não abrindo.
As minhas informações de hardware podem ser vistas no relatório do Aida64 que eu fiz nesse link

Obrigado.

Já tentou gerar um outro pendrive de boot com uma ISO diferente? Talvez essa ISO baixada tenha vindo corrompida em certo ponto. Você poderia testar algum Spin do Fedora também e ver se isso acontece ainda.

1 curtida

Como eu disse, eu tentei com 3 versões diferentes do Fedora (33, 34 e 35). Eu já testei outras distribuições (Ubuntu, Linux Mint, entre outras) e funcionam normalmente.

Olá! Bem-vindo ao fórum! :wave:

Deixa eu ver se entendi, o anaconda não abre, certo? Tem como abir pelo terminal também.

sudo anaconda

Caso isso resute em uma saida de erros compartilhe aqui.

Eu tentei como você disse. Digitei sudo anaconda. A tela mudou para a tela de login e o terminal apresentou o seguinte:

liveuser@localhost-live ~]$ sudo anaconda
Starting installer, one moment…
anaconda 35.22.2-3.fc35 for anaconda bluesky (pre-release) started.

• installation log files are stored in /tmp during the installation
  • shell is available on TTY2 and in second TMUX pane (ctrl+b, then press 2)
  • when reporting a bug add logs from /tmp as separate text/plain attachments
    11:13:52 Not asking for VNC because we don’t have a network
    Traceback (most recent call last):
    File “/usr/sbin/anaconda”, line 506, in
    ignore_oemdrv_disks()
    File “/usr/lib64/python3.10/site-packages/pyanaconda/ui/lib/storage.py”, line 388, in ignore_oemdrv_disks
    matched = device_matches(“LABEL=OEMDRV”, disks_only=True)
    File “/usr/lib64/python3.10/site-packages/pyanaconda/core/storage.py”, line 180, in device_matches
    single_spec_matches = udev.resolve_glob(full_spec)
    File “/usr/lib/python3.10/site-packages/blivet/udev.py”, line 163, in resolve_glob
    for dev in get_devices():
    File “/usr/lib/python3.10/site-packages/blivet/udev.py”, line 81, in get_devices
    dev = device_to_dict(device)
    File “/usr/lib/python3.10/site-packages/blivet/udev.py”, line 53, in device_to_dict
    result = dict(device.properties)
    File “/usr/lib/python3.10/site-packages/pyudev/device/_device.py”, line 1068, in getitem
    return ensure_unicode_string(value)
    File “/usr/lib/python3.10/site-packages/pyudev/_util.py”, line 64, in ensure_unicode_string
    value = value.decode(sys.getfilesystemencoding())
    UnicodeDecodeError: ‘utf-8’ codec can’t decode byte 0xf6 in position 4: invalid start byte

Aí o instalador não inicou.

Pode ser algum módulo do Kernel usado pelo Fedora que está entrando em conflito. Já tentou entrar em modo live, atualizar o sistema e, só assim, abrir o instalador? Se não funcionar, melhor usar outra distribuição enquanto não arrumam esse problema com o Fedora pelo jeito

O estranho é o erro estar presente ao menos desde a versão 33. E parece que o erro só dá no Notebook que eu tenho. Acho que tem alguma coisa com o hardware.

olha que curioso:

" O sistema possui 2 discos rígidos. Percebi que quando removo um disco rígido, a instalação é perfeita. Gentilmente ajuda"

fonte:Fedora not installing - Fedora Discussion