Problema no gnome extensions


Meu gnome extensions esta com este problema e não consigo resolver.

Alguem pode me ajudar?

Normalmente você ainda pode instalar extensões, mas o ideal é atualizar o gnome-browser-connector para a API atualizada, normalmente a sua distribuição é quem fornece o pacote, se não houver nos repositórios é só baixar o arquivo e seguir as instruções de instalação.

PS: Esse pacote anteriormente era conhecido como chrome-gnome-shell na maioria das distros.

1 curtida

Sou meio iniciante no linux, tentei instalar mas não consegui.
vou continuar tentando

Qual navegador está usando? Está como flatpak? Com firejail?

Isso nem é um problema de usar flatpak ou não, a API foi atualizada independente disto, o conector deve ser atualizado para parar de exibir a mensagem de erro, você ainda pode instalar extensões normalmente através do site, mesmo usando o conector chrome-gnome-shelll.
Mas o correto é atualizar para a versão mais recente.
Creio que em breve vai subir nos repositórios principais das distros, pois a alteração foi no início do mês.

1 curtida

Yep, prefiro esperar sair nos repositórios do Pop pra resolver tudo com “sudo apt upgrade”

Outra alternativa é usar o Extension Manager

2 curtidas

Pra extensoes uso o firefox, acho que nao esta como flatpak

baixei o firefox em snap e agora aparece desta forma

Provavelmente a melhor solução :slight_smile:

2 curtidas

Mas isso não soluciona o problema da pergunta inicial do tópico, o que acontece aqui é que estão indicando a utilização de um aplicativo ao invés de solucionar a questão principal, a solução real para o problema está na minha primeira resposta.
O conector precisa ser atualizado para ficar compatível com a nova API do site, que agora tem dois novos botões que antes estavam ocultos no dconf-editor.

Sem a atualização do conector estes botões não vão funcionar, somente isto, você ainda vai poder gerenciar as extensões sem a necessidade de instalar qualquer outro programa, só vai ter a mensagem mostrada.

Atualmente nenhuma distribuição fez a atualização do conector, para quem utiliza o Arch já é possível instalar o conector pelo AUR .
Só estou postando esta mensagem pois estão desvirtuando do problema real que só tem uma solução por enquanto e ela já foi dada, o que vejo atualmente é em alguns casos as pessoas fugindo do problema real e isto é péssimo pois nunca dão a solução do problema que foi proposto, ou seja será que ainda vale a pena postar a solução em um tópico se ela é desacreditada?

Ademais baixar quase 300MB só para usar o Extensions Manager (se você já não tiver a runtime do GNOME 42 no flatpak) é desperdício de espaço quando já se tem o navegador instalado e normalmente é um programa que está sempre aberto.

Abraços e fuiiiiii

2 curtidas

Considero o Extensions Manager a melhor solução. Não preciso instalar a extensão para o navegador, não é necessário usar o AUR, não preciso me preocupar se a distribuição A ou B atualizou o repositório, ou se com a atualização do navegador acontecerá algum problema com a extensão. É simples e eficaz. Não desacreditei nenhuma solução, apenas postei a que considero a mais efetiva. Em relação ao espaço ocupado no disco, 300MB não é muito pela facilidade que o Extensions Manager oferece. Qual o tamanho do seu hd ou ssd? 300MB causará tanto problema assim?

1 curtida

Eu até entendo sua colocação (mas não é uma solução para a pergunta do tópico) a API do site foi atualizada no início de julho, a última versão disponível do Extension Manager no flathub é de 4 de junho e por mais que o flatpak para você seja a melhor solução isso não muda o fato que o site de extensões foi atualizado, que foi a pergunta do tópico, em nenhum momento foi dito que não era possível instalar extensões por lá, é só uma mensagem de aviso que não influencia em nada no gerenciamento de extensões “pelo menos por enquanto”.

1 curtida

isso dispensa qualquer outro método para se obter extensões

No Manjaro e no Reborn (Arch pra preguiçosos como eu) a API foi atualizada faz tempo. Fui conferir aqui no Manjaro e tá tudo normal; eu lembro que teve a atualização, tinha quebrado e um ou dois dias depois se resolveu (se eu fosse o @frc_kde do Gnome, teria anotado… hehehehe)

Só de butuca no palavreado: extensions, conector, API, browser, chrome, flatpak, firejail, Firefox, snap, dconf-editor, AUR, runtime, flathub. Gosto dessa simplicidade na vida de quem usa o Gnome! :innocent:

Só preciso fazer anotações quando lido com o System Settings, que é complicado.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.