Problema no DUAL BOOT: Grub não inicia Windows 10, só o UBUNTU

Recentemente reinstalei o Ubuntu Stúdio no meu notebook, por estar corrompido devido a uma atualização mal sucedida, e apesar de ter feito o procedimento adequado na instalação, o windows não inicia. O estranho é que consigo ver o “Disco C” e o drivers do Ubuntu normalmente assim como a opção de Boot do windows no próprio Grub, como aparece no GIF a seguir:

Já mexi de todas as formas na BIOS, já usei o Boot Repair duas vezes e até agora não funcionou, mesmo ele mostrando progresso nos reparos.

Captura de tela_2020-09-23_04-09-19

Como proceder a essa problemática? O Windos não parece corrompido mas por algum motivo ele não inicia de jeito nenhum.

Eu achei estranho que o boot repair substituiu o bootloader do windows… Talvez seja isso que cause o problema.

Veja o que ele fez:

grub-install --efi-directory=/boot/efi --target=x86_64-efi --uefi-secure-boot
Installing for x86_64-efi platform.
Installation finished. No error reported.
df /dev/sda2
mv /boot/efi/EFI/Microsoft/Boot/bootmgfw.efi /boot/efi/EFI/Microsoft/Boot/bkpbootmgfw.efi
cp /boot/efi/EFI/ubuntu/shimx64.efi /boot/efi/EFI/Microsoft/Boot/bootmgfw.efi
cp /boot/efi/EFI/ubuntu/grubx64.efi /boot/efi/EFI/Microsoft/Boot/
df /dev/sda2
touch /boot/efi/EFI/Microsoft/Boot/bootx64.efi.grb
cp /boot/efi/EFI/ubuntu/shimx64.efi /boot/efi/EFI/Microsoft/Boot/bootx64.efi
df /dev/sda2
mv /boot/efi/EFI/Boot/bootx64.efi /boot/efi/EFI/Boot/bkpbootx64.efi
cp /boot/efi/EFI/ubuntu/shimx64.efi /boot/efi/EFI/Boot/bootx64.efi

grub-install --efi-directory=/boot/efi --target=x86_64-efi --uefi-secure-boot
Installing for x86_64-efi platform.
Installation finished. No error reported.

efibootmgr -v from chroot after grub install
BootCurrent: 0005
Timeout: 1 seconds
BootOrder: 0005,0000
Boot0000* Windows Boot Manager	HD(2,GPT,4d22b92d-076e-4f1c-8bed-ae453d3f7025,0x113800,0x32000)/File(EFIMICROSOFTBOOTBOOTMGFW.EFI)WINDOWS.........x...B.C.D.O.B.J.E.C.T.=.{.9.d.e.a.8.6.2.c.-.5.c.d.d.-.4.e.7.0.-.a.c.c.1.-.f.3.2.b.3.4.4.d.4.7.9.5.}....................
Boot0005* ubuntu	HD(2,GPT,4d22b92d-076e-4f1c-8bed-ae453d3f7025,0x113800,0x32000)/File(EFIubuntushimx64.efi)

Eu desfaria isso e recuperava o bootloader original do Windows pra pasta do Windows na partição de boot. Achei muito agressiva essa abordage do boot-repair…

Uma vez logado no Ubuntu, recupere os arquivos de backup de boot do Windows:
sudo -i
cd /boot/efi/EFI/Microsoft/Boot/
mv bootmgfw.efi backup2.bootmgffw.efi
mv bkpbootmgfw.efi bootmgfw.efi

Agora que vc recuperou o bootloader do windows, reinicie o computador e tente entrar no windows.

1 Curtida

Essa foi a segunda reparação que fiz no boot repair. Eu fiz uma anterior a essa que não tinha dado certo, aí refiz novamente marcando a opção de backup e apareceu esses avisos de alteração. Ambas as alteirações mostraram ter dado certo. Acredito que seja por isso que pareça agressiva a alteiração do Boot Repair.

Fiz o procedimento indicado e deu isso:

Captura de tela_2020-09-23_19-51-09

É assim mesmo?

Acabei de realizar e não deu em nada. Será que isso ocorreu porque na hora de instalar o sistema eu limpei o particionamento do Ubuntu? Eu instalo quase todos os meses sistema operacional por conta de problemas e isso NUNCA me ocorreu, só dessa vez. Eu sinceramente não sei mais o que fazer. Nunca imaginei que um Dual Boot desse tanto trabalho pra mim.

Teoricamente deveria funcionar. Também dá pra tentar ir pelas opções da placa mãe e selecuionar Windows Boot Manager. (Aquele mesmo menu onde vc seleciona dar boot pelo pendrive).

Se mesmo assim não der certo, creio que vc vai precisar usar as ferramentas do Windows para recuperação do bootloader (criar pendrive de boot do windows e tal, eu não sei qual o procedimento). Daí depois que recuperar o do windows, vai poder ver se o ubuntu consegue carregar o windows… Ou então assume logo e usa o gerenciador de boot pelo hotkey da placa mae.

A menos que o seu computador seja um notebook da Acer, daqueles que travam o boot apenas pro windows… Aí justifica todos esses problemas.

eu usei ele uma vez e ele corrompeu tudo da minha efi… sorte que sempre guardo backup dessa partição em especial .(nunca mais o usei ja que consigo corrigir maioria dos problemas manualmente com esse meu backup semanal)

Eu selecionei e não deu certo. O pior de tudo é que o Windows tá lá, eu só não consigo entrar de jeiti nenhum. É como se houvesse uma parede ao invés de porta. Será que issi aconteceu porque eu alterei a forma de particionamento ao instalar o Ubuntu?

Eu não sei… Eu to desconfiado que o boot repair que pode ter causado isso. Se ele fez a mudança duas vezes do bootloader do windows, então ele acabou apagando (copiar um backup sobre outro) o arquivo original do windows.

Eu acho que isso que aconteceu é briga de dois sistemas que são agressivos nas suas configurações, adicionando cada um sua configuração como única e absoluta. A instalação de um sistema jamais deveria interferir na instalação de outro sistema quando é usado o sistema UEFI + GPT.

1 Curtida

Eu já tive muito problema com isso, pois eu hibernava o w10 e instalava o Debian. Solução? Instalar o windows novamente.

Dei uma olhada no GPARTED e ele me gerou os seguintes avisos:

Parece que a 3 partição está corrompida sabe-se lá por que…

não esta corrompida . é assim msm , o windows a cria

2 Curtidas

Acabei de tentar recuperar o meu sistema e mesmo assim não rolou. Descobri que não tinha ponto de restauração do Sistema e oLive CD não me serviu de nada, enchi o meu pendrive atoa! Será que eu vou ter que falar com a fabricante que licenciou o sistema? Será que dá pra usar o Hirens Boot pra recuperar? Que zica braba que eu tô com isso…

Cara, isso já aconteceu comigo, mas meu problema era diferente do seu: eu instalei o linux em UEFI e o windows tava instalado em legacy.

Se o seu pc/note for novo e tiver vindo com windows de fábrica, basta baixar a imagem original no site da microsoft, fazer o pendrive bootável e instalar o windows normalmente. Sua chave original do windows vai estar salva na bios, o que poupará qualquer trabalho adicional.

Quanto ao seu problema, procure outros bootloaders, como o rEFInd por exemplo, ou o grub2.

Espero que resolva!
Abraços.

1 Curtida

Olha, o meu notebook é novo sim e veio com um WIN10 ativado na promoção, em UEFI, com tudo preparado e configurado. O problema está em uma das partições que ele criou, que segundo o GPARTED está corrompida. Eu não quero formatar porque não é nem o Sistema que está com problema e sim uma partição de boot, além de ter que instalar o Ubuntu pela milionésima vez. Será que o Hirens Boot não resolve?

Eu acho que se vc iniciar o ISO do Windows e reescrever o bootloader (com o comandos bootrec e bcdboot Ver: https://www.dell.com/support/article/pt-br/sln300987/como-reparar-o-carregador-de-boot-efi-em-um-disco-rígido-gpt-no-pc-dell-com-sistema-operacional-windows-7-8-8-1-e-10?lang=pt ) o windows vai voltar a carregar.

Depois vc precisa verificar se o firmware do seu computador aceita outro sistema operacional. Alguns somente carregam outros sistemas se for em mídia removível. Dos discos fixos eles apenas carregam o bootloader padrão do windows. Isso poderia ser a causa de toda sua dor de cabeça. Eu não sei qual o melhor jeito de contornar a situação.

1 Curtida

Ok! Obrigado! Tentarei mais tarde! A questão é que estava funcionando normalmente o Dual Boot. O problema começou quando o Ubuntu foi corrompido por conta de uma atualização pela metade por culpa da minha péssima internet. Quando fui instalá-lo novamente, não consegui bootar o Windows 10 mais…