Problema na instalação do Ubuntu em máquina virtual no Galaxy Book 2

Boa noite, tenho um galaxy book 2 com 8gb de RAM e estou tentando instalar o Ubuntu numa máquina virtual, porém tem dado alguns problemas, pelo VirtualBox consegui instalar normalmente, porém durante o uso trava demais, já pelo VMWare eu nem consigo completar a instalação pois trava enquanto está copiando os arquivos, acredito que seja por que tenho apenas 8gb de RAM no notebook, mas queria confirmar se é por conta disso mesmo ou se é algum outro problema.

Obs.: tanto pelo VirtualBox quanto pelo VMWare instalei utilizando o mínimo de RAM recomendado pelo próprio software, de 2gb

Tente com 3GB e observe quantos núcleos do processador estão configurados para a VM… uns 3 núcelos já ajudam bem.

Já tentou pelo Gnome Boxes?

deixo dessa forma?
image

Já tentou pelo Gnome Boxes?

Não tentei ainda

Experimente assim… e veja. Dependendo, aumente para 3 processadores.

Na minha configuração do VirtualBox, que roda Ubuntu 24.04 normalmente:
3 processadores
4GB Ram
128MB Memória de vídeo

Ta criando a vm pelo linux ou pelo windows?
Se for pelo linux utiliza o virt-maneger (gerenciador de maquinas virtuais)
É muito superior a vmware e virtual box

se for no windows, diria pra usar o virtual box mesmo, e mudar a flavor do ubuntu, testa com ubuntu mate ou lubuntu, a interface mais leve vai fazer a lag diminuir bastante

mesmo no meu pc com 16gb e r7 fica dificil rodar gnome em uma VM, mas com lxqt fica lisinho

Estranho. Deveria rodar tranquilamente.

Opa, no fim acabei esquecendo de atualizar aqui, deu certo com essa configuração, não travou mais, valeu mesmo

Que bom que funcionou! :+1: