Problema na instalação do Elementary OS

Ao tentar instalar o novo Elementary Os 7, estou com dois problemas.

1- Quero o SSD pro sistema e o HD para os arquivos, sei que o / fica no SSD e /home no HD, não sei se precisa de mais alguma mudança, porém, meu HD está particionado em uma pequena parte de 70gb que guardo alguns arquivos, mas no momento da instalação, não aparece essa divisão, medo de prosseguir e perder meus arquivos.
2- Ao ligar em vez de iniciar direto no sistema, ele começa no Grub, mesmo, estando sozinho no SSD e não tendo nenhum outro S.O na máquina.

Alguém poderia me ajudar a solucionar esses dois problemas, por favor! Agradecendo desde já a ajuda.

Olá @Mateus_Santos1, tudo bem contigo?

Este vídeo do Dio explica todos os passos necessários para instalar uma distro com a /home separada. Mesmo sendo em outra distro, a lógica e as opções serão bem parecidas no elementary OS.

Se essa partição estiver formatada em NTFS será necessário instalar o suporte para este sistema de arquivos no elementary. Você precisará usar um comando via terminal para isso:

sudo apt install ntfs-3g

Aparece alguma outra opção além do elementary OS? Qual é o tipo de inicialização que seu computador está usando?

:vulcan_salute:

1 curtida
  1. Acho que o mais seguro é fazer um backup dos seus arquivos para outro HD, pendrive ou um armazenamento em nuvem, como Google Drive. Depois insira a mídia de instalação e instale o sistema criando as partições desejadas no HD e no SSD.

2. Para ocultar o Grub, edite o arquivo /etc/default/grub altere (ou adicione) essas linhas, para que fiquem assim:

GRUB_TIMEOUT=1
GRUB_TIMEOUT_STYLE=hidden

Obs.: Em esse “1” em GRUB_TIMEOUT é o tempo em segundos para iniciar o sistema automaticamente. Você pode até deixar em 0. Eu gosto de deixar em 1, para caso seja necessário, eu ainda conseguir acessar o GRUB pressionando a tecla SHIFT. E o GRUB_TIMEOUT_STYLE=hidden é para ocultar o GRUB. Se isso não funcionar, dê uma olhada neste tópico.

1 curtida

Está em modo UEFI, aparece assim:

Este tópico foi fechado automaticamente. Novas respostas não são mais permitidas.