Problema na instalação de driver de impressora Epson L3110 no Linux Mint

Boa tarde,

Eu não consigo utilizar a minha impressora Epson l3110 para funcionar em distros linux, já tentei no Mint, no Manjaro, Fedora, e nada. Retornei para o Linux Mint, e tentei novamente imprimir. O sistema reconhece a impressora, e manda o arquivo para imprimir, sendo que quando imprime, só fica um pequeno borrão incompreensível. Pesquisando, acabei achando driver no site da Epson e tentei baixar e instalar. No meio da instalação, vi que tinha que instalar antes o lsb, e eu cometi a burrice de tentar instalar o lsb enquanto o pacote .deb estava instalando. Não deu certo. Quando abro novamente o .deb do driver, ele diz que tem dependencias quebradas e eu devo corrigir ou com o pkexec synaptic ou com sudo apt get-install -f. Já fiz ambas as ações, e parece corrigir o problema, mas quando tento instalar o deb novamente, da falha de operação do pacote, quando clico em detalhes me aparece:

Selecting previously unselected package epson-inkjet-printer-escpr:i386.
(Reading database ... 
(Reading database ... 5%%
(Reading database ... 10%%
(Reading database ... 15%%
(Reading database ... 20%%
(Reading database ... 25%%
(Reading database ... 30%%
(Reading database ... 35%%
(Reading database ... 40%%
(Reading database ... 45%%
(Reading database ... 50%%
(Reading database ... 55%%
(Reading database ... 60%%
(Reading database ... 65%%
(Reading database ... 70%%
(Reading database ... 75%%
(Reading database ... 80%%
(Reading database ... 85%%
(Reading database ... 90%%
(Reading database ... 95%%
(Reading database ... 100%%
(Reading database ... 336794 files and directories currently installed.)
Preparing to unpack .../epson-inkjet-printer-escpr_1.7.17-1lsb3.2_i386.deb ...
Unpacking epson-inkjet-printer-escpr:i386 (1.7.17-1lsb3.2) ...
dpkg: dependency problems prevent configuration of epson-inkjet-printer-escpr:i386:
 epson-inkjet-printer-escpr:i386 depends on lsb (>= 3.2).

dpkg: error processing package epson-inkjet-printer-escpr:i386 (--install):
 dependency problems - leaving unconfigured
Errors were encountered while processing:
 epson-inkjet-printer-escpr:i386

depois disso eu tenho que corrigir a dependencia quebrada novamente. Alguém sabe como resolver isso?

n entendi pq vc está instalando pacote i386 qdo tem amd64 no site da epson: https://download.ebz.epson.net/dsc/du/02/DriverDownloadInfo.do?LG2=PT&CN2=&DSCMI=134381&DSCCHK=c0548d79345105b1548a018231475407e62194c3

o mesmovale para os outros pacotes q vc encontra em: EPSON Download Center

o dionatan tem um tutorial aqui: Usando os drivers da Epson L3110 no Linux

1 curtida

Não é necessário (e nem recomendado, na minha opinião) baixar o pacote no site da Epson.

Para resolver essa questão, basta instalar este pacote, que está disponível nos repositórios:

sudo apt install printer-driver-escpr

Resolvi assim para a minha Epson L375.

3 curtidas

a L-3110 não é compatível com esse driver: https://www.openprinting.org/driver/epson-escpr/

tem de baixar da epson mesmo.

Minha L375 também não é listada como compatível, mas esse pacote funciona perfeitamente.

Na realidade, essas impressoras acabam tendo muitos componentes em comum, e diversos modelos não listados aí são compatíveis. Fora o fato de a página estar aparentemente desatualizada. :wink:

1 curtida

não está desatualizada. ela acompanha a boa vontade da epson em oferecer driver. rs

1 curtida

Nesse caso eu recomendaria testar com o pacote dos repositórios mesmo assim. Costuma funcionar, rs. Afinal, essas impressoras usam variações dos mesmos circuitos controladores. :wink: