Problema na atualização do Ubuntu 22.04.5 LTS para a versão mais recente LTS

Boa tarde, gente!

Apareceu a opção de atualização do Ubuntu, porém, ao aceitar, aparece a seguinte mensagem de erro:

Fico com receio de usar o Gparted e mexer nessa partição… até porque uso muito o Ubuntu e formatá-lo agora seria um tremendo atraso. Ah! Aqui tem um dualboot com o Windows 11.

Alguém pode ajudar?

1 curtida

Vc ja tentou a sugestao mostrada na menssagem de erro?

sudo apt autoremove && sudo apt update && sudo apt upgrade

A primeira sugestão eu tentei, mas deu uma mensagem de erro que não me recordo. Agora eu rodei e não deu erro. Já esse segundo comando tem uma resposta que diz que o comando não foi encontrado (COMPRESS: comando não encontrado).

De todo caso, estou esperando o Ubuntu pedir para atualizar novamente para eu ver se passa já que o autoremove rodou sem erro.

Eu pensei que tinha essa opção de atualizar nas configurações, mas não achei :frowning:

1 curtida

Mesmo erro. Pediu para atualizar e deu o mesmo erro. : (

Amigo, faz o seguinte:

uname -r
# copia a saída
sudo update-initramfs -k all -d
sudo update-initramfs -c -k [cola a informação anterior]

Se quiser ativar a compressão, como sugere ali:

echo -e "\n# ATIVAR COMPRESSAO DO INITRAMFS\nCOMPRESS=xz" | sudo tee -a /etc/initramfs-tools/initramfs.conf
sudo update-initramfs -k all -u
1 curtida

FUNCIONOU! Mas eu tenho uma observação:

Eu uso Ubuntu desde o 2007, mas não trabalho com isso. É só um SO que sempre me atendeu bem e praticamente só sei trabalhar nele. Tenho Windows, mas somente para meus jogos, nem sei mexer direito. Mas tem coisas que para o usuário ainda precisa melhorar muito. No processo de atualização, pergunta-se coisas que um usuário não avançado não saberia responder e, além disso, o GRUB quebrou. Sorte que soube resolver. Comento isso porque torço demais pelas distribuições Linux e me preocupo com a imagem das pessoas sobre.

Uma grande noite para vocês!

1 curtida

Coloque como resolvido
:+1:

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.