Problema na atualização do elementary os

Já estou tentando entrar no mundo linux há muito tempo(mas meu pc é lamentável),encontrei uma distro que gostei bastante o elementary(porem eu sei que ela não é tão estável,por incrível que pareça o mint não me traz uma boa experiência além de incrivelmente não rodar muito bem)…Depois de instalada eu instalei uns codecs e repositórios que eu vi pela internet,porque o elementary vem bem “puro”…Tudo ocorrendo normal até que eu vou pra loja de aplicativos e me deparo com isso :frowning:

“Falha ao buscar atualizações: Isso pode ter sido causado por repositórios externos adicionados manualmente ou uma fonte de arquivos corrompida.”

"Detalhes- E: The repository ‘Index of /versable/elementary-update/ubuntu bionic Release’ does not have a Release file.
W: Updating from such a repository can’t be done securely, and is therefore disabled by default.
W: See apt-secure(8) manpage for repository creation and user configuration details "

Obs: Eu tentei fazer o upload da img aqui,mas meu print deu mais de 2MB e eu não instalei o gimp ainda pra resolver coisas desse tipo.

Tentei aqui e nada de diferente não…

Lendo listas de pacotes… Pronto
Construindo árvore de dependências
Lendo informação de estado… Pronto
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 0 não atualizados.

Acho que tem haver com a versão do teu Elementary e as fontes que estão dispostas no repositório. Provavelmente seu Elementary é baseado no bionic e, pelo que eu vi, lá não tem pra bionic.

Se você adicionou este repositório manualmente, remova ou simplesmente desabilite. Se for algum repositório padrão da distribuição, descubra qual versão do Ubuntu que seu Elementery é basedo e altere a indicação certa da sua distribuição.

Este repositório aí parece bastante antigo e bem desatualizado…

E no caso como eu poderia remover ? Sou leigo Kk,acredito q meu elementary é baseado no Ubuntu 18.04,pq é a versão 5.0

Estou o mesmo problema e não sei o que fazer.

image
Preciso de ajuda para resolver isso.
Erro: E: The repository ‘cdrom://elementary OS 5.1 hera - stable amd64 (20191202) bionic Release’ does not have a Release file.
W: Updating from such a repository can’t be done securely, and is therefore disabled by default.
W: See apt-secure(8) manpage for repository creation and user configuration details.
E: cdrom://elementary OS 5.1 hera - stable amd64 (20191202) bionic Release is not (yet) available (Please use apt-cdrom to make this CD-ROM recognized by APT. apt-get update cannot be used to add new CD-ROMs)

Por se baseado no Ubuntu, vá até as preferências de atualização e desmarque o repositório relativo ao CD-ROM, caso não tenha esta opção abra o arquivo /etc/apt/sources.list e comente (#) “sem os parênteses, os coloquei pois fica oculto achando que é hastag” a linha referente ao CD-ROM geralmente a primeira linha do arquivo, porém você deve descobrir o porque o repositório em questão foi ativado pois pode ocorrer novamente.

2 curtidas

Com faço para fazer isso ?
EDITADO: Resolvido. Obrigado @anon58028541

Estou com o mesmo problema, só que no pop os.

Quando abro o pop shop, ele aparece essa mensagem e quando clico em detalhes ele diz que tem haver com um repositório do spotify. Mas é estranho por que eu desinstalei o spotify

Por isso é que sai das distros Debian based… O apt dá sempre problemas com os repositórios…
Existe algum gestor de repositórios no Pop? Se sim tente remover o da Spotify

Por vias das dúvidas, abre a Pop!_Shop, clica na engrenagem no canto superior direito para abrir o Repoman, depois vai na guia de repositórios extras e inspecione para ver se tem algo problemático lá.

Eu acho que o APT é maior inimigo do usuário Linux. Muito arcaico e muito ruim na hora de resolver dependências, identificar conflitos e facilitar a resolução, podiam aprender com o Zypper e a libsolv.

1 curtida

Deu certo! Tava na minha cara esse tempo todo kk eu já tinha entrado lá, mas não tinha reparado nos repositórios.

Obrigado

1 curtida

Exato! Por isso é que vim para o Manjaro. O pamac e o AUR tornam tudo muito mas muito mais fácil!

Até dar “authorization failed”, ou “failed to prepare transactions”. Pamac também dá lá seus petecos.

O problema aí são os PPAs, que de certa forma, são um contorno no sistema, é meio compreensível dar esses problemas, pois não dá para prever como serão os PPAs.

Porém, dando uma sondada aqui, descobri que existe uma forma de desinstalar uma aplicação que veio via PPA, bem como o próprio PPA e as dependências. É o PPA Purge.

Ele não vem instalado por padrão, mas está no repositório.

sudo apt install ppa-purge

Depois é só dar o comando e colocar a url do ppa:

sudo ppa-purge ppa:paulo-miguel-dias/mesa

Ele vai remover os apps e dependências e substituir pelos padrões caso necessário.

Depois é só dar um sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade para efetivar.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.