Problema lógico

Boa noite, rapaziada. Eu estou estudando lógica de programação e queria saber se resolver problemas que envolvam lógica matemática é uma boa, ou eu devo focar em algo diferente? Eu vejo alguns programadores experientes que não conseguem resolver problemas que envolvam “lógica matemática”, e aí eu fico meio na dúvida de estar perdendo tempo resolvendo eles. Eu sou mediano em “lógica pura”, mas quando envolve matemática eu fico meio confuso (não sei porquê). Principalmente com essa coisa de “N números”…
Eis um dos exercícios;

Problema dos casais

Em um bar, os homens recebem cartão de identificação com números ímpares e as mulheres cartões com números pares.
Um animador contratado para animar a programação do dia deseja saber se existe uma proporção de um-para-um entre homens e mulheres.
Você deve fazer um programa para fazer esta verificação.
O programa receberá um número N (1<=N<=1000) com o número de cartões distribuídos e uma lista com N números inteiros positivos (todos maior ou igual a 1 e menor ou igual a 500) cada um representando o número de um cartão. A saída deverá ser uma única linha com o caractere S caso exista a proporção ou com o caractere N caso contrário.

1 curtida

Sim é uma boa e não é perda de tempo, resolver esses problemas é basicamente musculação cerebral, eles te obrigam a desenvolver técnicas para abstrair o problema

Quanto ao desafio, um jeito intuitivo de fazer é:

local n = cartoes_recebidos
local lista = cartoes_distribuidos

-- Caso especial, recebemos uma 
-- quantidade ímpar de cartões

if n%2 ~= 0 then
  print("N")
  os.exit()
end

-- Precisamos da lista ordenada:

table.sort(lista)

-- Nessa parte atenção porque
-- Lua é base 1 e não base 0, a 
-- ideia é simples:
--
--    Para i, começando do 2 até n
--    de 2 em dois

for i=2,n,2 do
  -- O cartão par é o item
  -- do índice atual
  local cartao_par      = lista[i]

-- O cartão impar é o item
  -- do índice atual-1
  local cartao_impar = lista[i-1]