Ao instalar o arch não consegui fazer as partições usando o cfdisk /dev/sda ele mostra direto o espaço livre do disco (32M) nem da pra selecionar o tipo de particionamento e isso não acontece no Virtual Box que aparece o disco no qual eu selecionei exemplo (30G). Alguma ajuda?
Olá @anon30462446, tudo bem contigo?
Sem informações mais detalhadas é difícil apontar um caminho abjetivo, minha sugestão inicial é que você reveja seu procedimento e confirme se não está interpretando as informações de forma equivocada.
Veja se os tutoriais abaixo podem te ajudar:
![]()
A imagem ficou horrivel
mas ali aparece a partição de 29G que é do pendrive e 32M que reconheceu do meu disco interno que no caso quando realizo a intalação na maquina virtual ele já mostra o disco exemplo partição criada de 50G, ou na instalação na maquina só funciona por archinstall
Me parece que você está confundindo a ordem dos discos, nem sempre o SDA será o seu HDD/SSD, isso pode variar por muitos motivos.
Dá um conferida neste vídeo aqui, ele tem todas as explicações necessárias para você entender esse parte do setup.
P.s.: inclusive naquele tutorial de instalação que deixei linkado, também explica como fazer isso corretamente no Arch Linux. Leia a documentação, vai te ajudar a aproveitar melhor o tempo.
![]()
Se for fazer a instalação sem usar o archinstall, faça o seguinte:
-
Faça todas as partições no gparted e na instalação apenas monte-as.
-
Outra observação: deixe para montar a partição “mnt/boot/efi” depois do pacstrap, não precisa criar a pasta boot, pois já é criada depois do pacstrap:
-
Depois do pacstrap faça:
-
CRIE O DIRETÓRIO EFI:
mkdir /mnt/boot/efi
- MONTE A PARTIÇÃO EFI:
mount /dev/sda1 /mnt/boot/efi
Já fiz a instalação manualmente, mas depois do desenvolvimento do archinstall já era…
Sem dor de cabeça!
![]()
@anon30462446 Recentemente, o Arch mudou o funcionamento da .iso para a instalação do sistema. Antigamente, ela rodava diretamente no pendrive. Atualmente, é carregada para a RAM.
Isso, contudo, causou um bug na detecção de discos e partições: https://github.com/archlinux/archinstall/issues/1557. Experimente retirar o pendrive assim que o instalador for carregado.
Este tópico foi fechado automaticamente. Novas respostas não são mais permitidas.