Olá, pessoal!
Uso linux já há uns 15 anos, mas só sei fazer o básico e sempre que tenho um problema recorro a fóruns como este. Procurei em outros tópicos e não vi nenhuma resolução para o meu caso, por isso criei este tópico. Por favor, se souberem de algo semelhante, indiquem-me que eu apago este.
Bom, pela primeira vez eu comprei uma máquina sem sistema operacional ontem. Em outro computador, baixei o rufus e criei uma imagem ISO para instalar o Fedora 39 no novo.
Quando eu inicio em “Start Fedora-Workstation-Live 39”, aparece a seguinte mensagem “you need to load the kernel first”.
Quando eu digito c, para linhas de comandos, aparece GRUB version 2.06
Digito grub> ls e aparece
(memdisk) (proc) (hd0) (hd0,msdos1) (hd1).
Por favor, como eu devo proceder para conseguir desfrutar do meu novo menino?
Viva Fastos, obrigado pela resposta.
Eu baixei mesmo da página do fedora. Isso significa que não preciso do rufus para ser bootvável?
E sobre desativar o secure boot, eu não encontro essa opção em BIOS. Tens ideia por onde eu começo?
pow, fasto, eu estou apanhando pra te acompanhar
eu tentei baixar o media writer do site deles e a única coisa q veio foi um arquivo org.fedoraproject.MediaWriter.flatpakref cheio de códigos. O que eu faço a seguir com este arquivo? Só envio para uma pen recém formatada? Desculpe te chatear com tantas questões. Estou mesmo querendo entender e com dificuldade.
Outra coisa q queria ressaltar, a máquina que estou tentando rodar essa pen para instalar o fedora não tem nenhum sistema operacional… quando aperto c vai para um ambiente grub q eu não consigo dar sudo.
Como podes percerber, estou precisando de mais base para essa aventura. Vi que tb és criador de conteúdo… teria alguns materiais que poderiam me ajudar especificamente nestes caso q estou com dificuldades? Por ex, ambiente grub? Enfim, obrigado pela atenção!
é que o Fedora apoia Flatpak’s no Linux, então disponibilizam neste formato, se está em uma distro que não tem suporte a ele por padrão, pode configurar aqui: Set Up Flathub | Flathub do contrário seria 2 clicks / abrir com GNOME Software ou Discover / mandar instalar e abrir o app que cria pendrive de boot…
Pow, pior que era o fedora mesmo. fiz um bootável com o ubuntu e já instalei. vou rodar um pouco o ubuntu na máquina nova para sentir ela e depois vou experimentar o fedora… na verdade, eu deveria ter começado pelo sistema q mais estou habituado mesmo lol
de todo modo, vou dar uma olhada no seu tutoral! Muito Obrigado, fastos