Problema Fantasma na Atualização do Ubuntu Mate 24.04

Possuo 3 máquinas com o Ubuntu Mate 24.04.
Elas não efetuam a atualização para a versão mais recente. Não trazem nenhuma mensagem de erro, apenas não faz nada.
Muitas vezes abre o pop-up sobre a atualização da distribuição, mas mesmo que eu aceite atualizar, nada é feito, nada é executado.
Alguém já passou por isso e tem algum caminho para me ajudar ?
Agradeço.

A versão 24.04 de qualquer Ubuntu é a LTS mais nova. Por padrão, elas só serão atualizadas em Abril de 2026, que é quando será lançado o Ubuntu 26.04 LTS.

1 curtida

Se você digitar: sudo apt update no terminal não acontece nada?

Se quiser atualizar para uma versão sem longo suporte (o que não recomendo fazer), você terá que ir nas configurações de atualização e alterar para ser notificado para atualização de qualquer versão.

Já fiz essa alteração para receber qualquer versão, mas não atualiza.

Mesmo eu clicando em atualizar, nada acontece.

Pela linha de comando tenho essa resposta:

Olá!
Na verdade ele até notifica, mas sair de uma LTS para interim não é algo padrão mais nas distros. Vocẽ precisa ir para a primeira interim acima do 24.04 → 24.10 pra forçar ir pra 25.04.

Aqui tem os passos, mas você pode simplificar usando editor de texto pluma ou o nano mesmo. Guia é de server, mas serve.

Resumindo:

sudo apt install update-manager-core

sudo nano /etc/update-manager/release-upgrades

Set Prompt to normal: Find the line Prompt=lts and change it to Prompt=normal. Save the file and exit the editor.

sudo do-release-upgrade

Reboot: After the upgrade to 24.10 is complete, reboot your system.

Re-configure release upgrades: Open the release-upgrades file again.

sudo nano /etc/update-manager/release-upgrades

Ensure Prompt is normal: Verify that the Prompt setting is still normal. If it reverted to lts, change it back to normal. Save the file and exit.

sudo do-release-upgrade

Reboot: After the upgrade to 25.04 is complete, reboot your system to finalize the changes.

OBS: Como o colega já alertou, não é recomendado. Tem mais chance de dar algum problema do que ficar tudo bacana. Dependendo do caso, se faz questão mesmo de usar a interim é melhor é fazer uma instalação nova já com a nova imagem iso da 25.10.