Claro, apareceu de forma sutil, quase imperceptível, e que eu poderia nunca mais ver novamente, porém se eu vejo uma “falha” assim, já foi, sempre a verei, mas enfim. Alguém sabe o que pode ser?
Obs.: No kubuntu, nunca me ocorreu (nem em outras distros, últimas vez foi em um win 7, e nem era esse notebook, também não lembro o que fiz na época). Percebi também que o compositor, que eu desativei, corrigiu isso, não sei se ele se envolve, por isso vim perguntar a vocês. Eu o desativei para facilitar na remoção das animações.
Isso se chama Screentearing. Geralmente ocorre em distros mais antigas onde não há uma boa configuração de composição em tela cheia. Há vários jeitos de resolver isso. Ex: Nas configurações de composição no sistema, editando configurações do Xorg, Habilitando a composição via GPU nos navegadores. Enfim, numa distro atual nas configurações padrão isso não deveria ocorrer.
O que você precisa alterar disso é a seção Driver, o meu é radeon mas pode ser que o seu seja amdgpu, de qualquer forma, para saber qual é o seu dê esse comando:
sudo lspci -v | less
Com isso irão aparecer uma lista dos drivers da sua máquina, encontre qual driver é usado para sua GPU, esse é o meu:
Eu estava com um Tearing altíssimo, depois disso não ficou perfeito mas praticamente imperceptível, eu testei um “antes e depois” e fez uma baita diferença. Tente aí. Flw!
Dei uma mexida no compositor, além de atualizar a distro, e parece que resolveu (não sei como testar direito isso, sinceramente, usei uns sites e um vídeo). Hoje mais tarde testo na netflix novamente, caso o problema volte, terei suas dicas guardadas, obrigado! Além disso, obrigado por me dizerem o nome, foi difícil para o google adivinhar o que eu queria rsrsrs.
O Correto em Intel e AMD (Baseado no meu conhecimento nessas plataformas) é vc não ter tearing em distros (versões atuais) como: Ubuntu, PoPOS, Linux Mint, ZorinOS nas configurações padrão.