"Problema" em reprodução de vídeos [kde neon]

Amigos, hoje abri a Netflix e percebi que algo assim (imagem abaixo, lado esquerdo) estava ocorrendo, também percebi em um vídeo no Youtube.

Claro, apareceu de forma sutil, quase imperceptível, e que eu poderia nunca mais ver novamente, porém se eu vejo uma “falha” assim, já foi, sempre a verei, mas enfim. Alguém sabe o que pode ser?

Obs.: No kubuntu, nunca me ocorreu (nem em outras distros, últimas vez foi em um win 7, e nem era esse notebook, também não lembro o que fiz na época). Percebi também que o compositor, que eu desativei, corrigiu isso, não sei se ele se envolve, por isso vim perguntar a vocês. Eu o desativei para facilitar na remoção das animações.

screen tearing que chama qual sua DE?

eu tive isso no gnome xorg ja no wayland nao ocorre

1 curtida

Isso se chama Screentearing. Geralmente ocorre em distros mais antigas onde não há uma boa configuração de composição em tela cheia. Há vários jeitos de resolver isso. Ex: Nas configurações de composição no sistema, editando configurações do Xorg, Habilitando a composição via GPU nos navegadores. Enfim, numa distro atual nas configurações padrão isso não deveria ocorrer.

1 curtida

Tente essa solução: TearFree

Basicamente você tem que criar uma arquivo chamado 20-amdgpu.conf em /etc/X11/xorg.conf.d/ com esses parâmetros:

Section “Device”
Identifier “AMD”
Driver “SEU_DRIVER”
Option “TearFree” “true”
EndSection

O que você precisa alterar disso é a seção Driver, o meu é radeon mas pode ser que o seu seja amdgpu, de qualquer forma, para saber qual é o seu dê esse comando:

sudo lspci -v | less

Com isso irão aparecer uma lista dos drivers da sua máquina, encontre qual driver é usado para sua GPU, esse é o meu:

Nisso, coloque no arquivo, o meu ficou assim:

Por fim, reinicie a máquina.

Eu estava com um Tearing altíssimo, depois disso não ficou perfeito mas praticamente imperceptível, eu testei um “antes e depois” e fez uma baita diferença. Tente aí. Flw!

2 curtidas

Dei uma mexida no compositor, além de atualizar a distro, e parece que resolveu (não sei como testar direito isso, sinceramente, usei uns sites e um vídeo). Hoje mais tarde testo na netflix novamente, caso o problema volte, terei suas dicas guardadas, obrigado! Além disso, obrigado por me dizerem o nome, foi difícil para o google adivinhar o que eu queria rsrsrs.

O Correto em Intel e AMD (Baseado no meu conhecimento nessas plataformas) é vc não ter tearing em distros (versões atuais) como: Ubuntu, PoPOS, Linux Mint, ZorinOS nas configurações padrão.

1 curtida