Problema:driver da rx 580 no ubuntu studio

Olá membros da Diolinux.
Resumo da obra.
Eu já usei windows, mac. Vendi o mac e comprei outro pc e para não voltar ao windows eu instalei o ubuntu studio. Adquiri uma máquina cuja configuração:

Placa mâe Gigabyte GA-A320M-S2H AM4

Rysen 5 1600

Placa de video Gygabyte Radeon RX580.

SSD seagate barracuda 250gb.

Enfim. Como eu trabalho com áudiovisual. Eu resolvi instalar o ubuntu studio para me livrar do windows.

Só que ao tentar instalar o driver da rx580. Ela acusou um erro no reboot e “crashou” o sistema.

Eu tive que formatar novamente.

Eu peço aos membros do forúm se existe algum tutorial para instalar essa placa de vídeo no ubuntu studio(última versão)

Obrigado.

A princípio pelo tutorial que eu vi no youtube.

Me pedia para baixar o driver no site. Fazer a extração> abrir o terminal e digitar ./amdgpu-install ou ./amdgpu-pro-install teclar enter atualizar e aguardar o processo e reboot… Mas deu “crash” pra mim.

Okay, não siga tutoriais do YT assim de cara :v
Agora vamos lá, em Linux os drivers de vídeo são implementados no pacote Mesa, e esse pacote já é integrado ao kernel e é desenvolvido por um conjunto de empresas que inclui a própria AMD, ou seja, diferente do Windows, vc não precisa instalar drivers gráficos (só se vc usasse uma placa da Nvidia), na vdd vc não vai precisar instalar praticamente nenhum driver pra nada.
É isso

2 Likes

Ok. Eu vou tentar instalar o davinci resolve. Ele só abre se a placa se estiver funcionando 100% certo?
Ou… Como eu faço para testar a placa pra ver se está tudo certo?

Poste os resultados dos comandos

glxinfo | grep render

e

glxinfo | grep -i opengl

O primeiro comando irá verificar se a aceleração 3D estar ativado e o segundo irá verificar qual a versão do Mesa e OpenGL suportado pela sua placa

@Keviny, antes de executar esses comandos, ele precisa instalar alguns pacotes do OpenGL porque glixinfo depende daqueles pacotes.

1 Like

@pedroivoalencar Como já disseram, se vc estiver na última versão, os drivers já estarão instalados. Eu estou usando FreeSync e driver da minah Vega64 implementados no Kernel 5, tudo padrão e sem instalar o AMDGPU-PRO.

Mas se você for usar o DaVinci, te recomendo a instalar o CentOS, que é a distro que eles suportam. Tentando instalar na minha máquina só deu problema…

Não adianta ter CentOS instalado e ter processador, placa-mãe e placa de vídeo incompatíveis com Vulkan.

Mas no caso dele Ryzen 5 e Radeon 580 são compatíveis com Vulkan API.

1 Like

Me lembrei de algo para verificar se o vulkan estar funcionando no sistema mostre o resultado desse comando

vulkaninfo

Precisa instalar o Vulkan utils.

sudo apt install vulkan-utils

1 Like

Se tiver usando o Mint tente instalar os seguintes pacotes:

1. mesa-demos

2. vulkan-utils

3. mesa-vulkan-drivers

4. mesa-utils

5. mesa-vdpau-drivers

6. mesa-utils-extra

Verifique se o kernel usado é o 4.19 ou superior

1 Like

não consegue atualizar o kerel? kernel 5.0 via vir com o drive MESA atualizado, o atualizar drivers via PPA não é difícil.

1 Like

Davinci Resolve utiliza opencl. É o amd-gpu-pró que contem as features que o Davinci precisa para executar o opencl corretamente. Se existe outra maneira eu desconheço mas até aonde eu li a respeito é só assim para funcionar.

Olá galera. Obrigado pelo apoio.
Não demorou dois dias depois que criei esse post. Eu tive que migrar para o windows… No entanto. Eu não desisti do linux. O ubuntu studio era sistema bem leve e já vem com um pacote de programas que resolve. Porém não desisti. Pelo próximo mês eu volto para o linux.
Talvez eu tente instalar o mint. E vou instalando os programas tipo reaper/davinci…

2 Likes