Olá. Estou com um problema no reconhecimento do teclado no Debian Bullseye, com GNOME 3.38.
Quando digito algo no notebook, o texto digitado é cheio de teclas aleatórias que eu não apertei. Em algumas teclas, o comando sequer é reconhecido, como no caso de Backspace ou Delete.
Tentei mudar as configurações de idioma de entrada, mas não funcionou.
Se alguém puder dar um caminho de como resolver este problema, eu agradeço.
Você já tentou usar um outro teclado diferente? Tentou usar o Windows ou até mesmo outras distros, testou outras interfaces gráficas como xfce e etc?
Atualize o sistema
sudo apt update
sudo apt upgrade
Verifique os logs
Verifique o log do sistema: journalctl -p err | grep -i keyboard | xclip -selection clipboard
Esse comando fará com que verifique todos os logs do sistema que tenha a palavra keyboard e que tem o nível de prioridade como (erro).
O xclip serve para cópiar a saída do comando, assim é mais fácil de postar os logs aqui no fórum. Caso não tenha nenhuma saída, provavelmente não tem erro no log. E caso de algum erro com o xclip, instale com o comando sudo apt install xclip
não consigo mandar print agora, pois tô no serviço… mas a patroa fez isso no notebook, e disse que consegue fazer o passo-a-passo, mas o problema persiste… tô ficando preocupado e começando a achar que é coisa de hardware
O que acontece se apertar as teclas P, O, I, Ç ?, se aparecer numeros é pq a função FN esta invertida, para voltar: pressionar a tecla “Fn” e tecla “Num lk”
Tenta outra distro , o Mint Debian edition, por exemplo, até porque a versão atual dele é baseada no Debian 11, ou o próprio debian 12, se o problema persistir, ai pode ser hardware mesmo.